Domingo, Dezembro 4, 2022
InícioRibatejo CoolO impacto do cinema na sociedade: as questões-chave
<
<
<
<

O impacto do cinema na sociedade: as questões-chave

O cinema é há várias décadas a forma como vemos a sociedade, quer seja ao nível da nossa imaginação ou ao nível da forma como queremos que a sociedade evolua. Filmes com cenários pós-apocalípticos ou simplesmente que se passam no futuro tendem a fazer-nos imaginar que podemos ser mais e melhores nestes tempos difíceis.

Assim, é normal que o cinema possa ser um grande influenciador da mentalidade portuguesa, bem como de outros países, enquanto ao mesmo tempo nos focamos em coisas realmente importantes na nossa vida como ir ao cinema ou ver um filme em família em casa.

O cinema no passado: o que era e o que é

Antigamente o cinema era visto como uma espécie de influência geracional, com salas de cinemas espalhadas por todo o lado, antes da massificação da Internet. Muitas dessas salas ficaram abandonadas e acabaram por fechar, ficando apenas os grandes players nos centros comerciais com o monopólio das salas de cinema.

Assim, enquanto por um lado o cinema deixou de ser algo local, onde os jovens se reuniam todas as semanas para uma espécie de “culto” de ver o filme que tinha acabado de sair, outros players digitais marcaram esta experiência com serviços como o NetFlix, onde podemos ter o cartao Netflix para dar de presente ou para nós mesmos, e podermos ver filmes em casa.

Mesmo as grandes salas de cinema atualmente têm inevitavelmente o desconforto de termos que sair de casa e deslocarmo-nos até lá.

O cinema nos dias de hoje

O cinema nos dias de hoje já não passa apenas no “grande ecrã”. Por exemplo, na altura da pandemia tivemos um filme com lançamento exclusivo num serviço de streaming. Estamos a falar do novo filme do Borat, o segundo filme que conquistou bilheteiras digitais ao mesmo tempo que os risos de pessoas por todo o mundo. Através de um serviço de streaming o lançamento foi feito na casa das pessoas e conseguimos, através deste exemplo, perceber que não foi preciso o cinema para vermos o sucesso deste filme.

Podemos por isso afirmar que enquanto antigamente o cinema era privilegiado, hoje em dia o streaming e a oferta de serviços de sites como o Startselect Portugal são uma mais-valia para o conforto e para toda a família.

Como será o futuro do cinema em Portugal?

A pior coisa que podemos fazer é adivinhar o futuro tecnológico, porque por vezes tudo sai ao lado das nossas previsões. Ainda assim, podemos afirmar com alguma cautela, mas também alguma certeza, que o cinema vai ser híbrido. Ou seja, embora existam as salas de cinema que podem ser efetivamente vistas nos grandes centros e superfícies comerciais, vai existir também espaço no mercado, e cada vez mais, para os serviços de streaming. Ao nível do entretenimento infantil, estes têm ainda mais prioridade, já que quem tem um filho sabe que crianças no cinema, quando são novas, não têm o mesmo impacto do que o “cinema infantil em casa”, digamos assim.

Por isso, se a questão-chave for escolher entre um ou outro serviço, acreditamos que os dois tenham espaço e que o cinema “digital”, em casa, ganhe mais e melhores apoiantes no futuro.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

spot_img
pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
spot_img
Feedback