Está a chegar ao fim a programação do Verão In.Santarém, que animou a cidade e as vilas do concelho, durante todo o verão. Durante estes três meses, realizaram-se centenas de espetáculos de música, dança, teatro, exposições, pinturas de arte urbana, residências artísticas, entre outras.
Veja aqui a programação desta última semana do In.Santarém, que termina na sexta-feira, 23 de setembro, com um espectáculo de dança e um brinde ao equinócio.
Cinema no Teatro Sá da Bandeira
O cinema está de regresso ao Teatro Sá da Bandeira com a exibição na noite de quarta-feira, 21 de setembro, a partir das 21h30, do filme ‘Campo de Sangue’. Realizado por João Mário Grilo, o filme é apresentado como uma ficção inspirada “numa fantasia de Dulce Maria Cardoso”, a partir do romance “Campo de Sangue”, que a escritora publicou em 2002. O enredo gira em redor de uma personagem de um romance escrito no passado que ganha vida no presente para atormentar a autora, revivendo e revisitando com ela a história de um crime, refere a sinopse do filme que tem como banda sonora música original composta pelo pianista Mária Laginha.
Concerto de TESSITORI no Jardim da Biblioteca Municipal

Na noite de quinta-feira, 22 de setembro, tem lugar o último espetáculo realizado em locais pouco habituais. A partir das 21h30, o duo TESSITORI apresenta ‘Serenata, o amor de muitas formas’, num dos espaços mais acolhedores e desconhecidos pelos escalabitanos, o Jardim da Biblioteca Municipal.
TESSITORI é um duo de violeta e de guitarra clássica, formado por dois músicos premiados a nível nacional e internacional. Isabel Pereira e João Loureiro conheceram-se enquanto estudantes na Royal Academy of Music, em Londres, onde criaram o grupo. Cativados pela sonoridade única do ensemble, começaram a explorar as possibilidades do repertório, criando os seus próprios arranjos de obras celebradas, bem como obras originais. Em palco, o duo apresenta obras de autores como Bach, Vivaldi ou Schubert, tocando também criações de compositores latinos como Manuel de Falla e Albéniz, de Espanha, ou evocando a história do tango através da música do argentino de Astor Piazzola, bem como peças mais invulgares de compositores brasileiros como Gismonti e Gnatali.
Desde a sua formação, o duo tocou em conceituados espaços no Reino Unido e em Portugal, tendo editado o primeiro disc0 em 2014, considerado pela crítica especializada como uma obra de “dois músicos de exceção, cuja filosofia, de oferecer à música e ao público a liberdade de respirar, é apresentada com convicção”, segundo a Classical Guitar Magazine.
Pintura mural com o Projeto Vilas em Azoia de Cima e Tremês
Sexta-feira, dia 23 de setembro, a partir das 17h00 é apresentado publicamente na União de Freguesias Azoia de Cima e Tremês, na Rua Gil Mendonça, em Azoia de Cima, uma pintura mural concebida no âmbito do Projeto Vilas, sob orientação do artista que assina como Bigod, João Domingos. A obra é o resultado de um Workshop de Arte Urbana e de uma residência artística realizada entre 19 e 23 de setembro, sendo apresentada com0 um projeto de envolvimento da comunidade, que se repetiu em cada uma das seis vilas do concelho de Santarém.
De recordar que a Programação em Rede da Lezíria do Tejo resulta de uma candidatura apresentada pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, em colaboração com os onze municípios da Lezíria, e tem financiamento do Alentejo 2020, do Portugal 2020 e da União Europeia.
Projeto Vilas vai ‘Dançar com… Vindimas’ em Azoia de Cima e Tremês
Na tarde de sexta-feira, dia 23 de setembro, a partir das 21h30, a Associação Amicaioza, na União de Freguesias Azoia de Cima e Tremês, recebe o Projeto Vilas e a iniciativa ‘Dançar com… Vindimas’, pela Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano. Esta apresentação é o culminar de uma residência artística, com intervenientes locais, que decorre entre 19 a 23 de setembro.
Este projeto faz parte da programação em Rede da Lezíria do Tejo, após uma candidatura apresentada pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, em colaboração com os onze municípios da Lezíria, e tem financiamento do Alentejo 2020, do Portugal 2020 e da União Europeia
Exposição Caminho das Artes continua no centro histórico com fotos de avieiros do rio Tejo

A exposição de fotografia Caminho das Artes continua patente no centro histórico de Santarém, ao longo da Rua Serpa Pinto e na Praça Visconde Serra do Pilar, onde se encontram 50 quadros com imagens fixados em algumas varandas. Como tema apresenta imagens sobre as ‘Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo’.
Barrica dos Livros no Jardim Portas do Sol

No âmbito do Verão In.Santarém foi colocada uma Barrica de Livros no Jardim Portas do Sol, uma iniciativa que chegou pela primeira vez a Santarém. No local, junto da cafetaria aberta ao público, foi instalado um antigo e tradicional barril de vinho onde foram instaladas prateleiras recheadas de livros à disposição dos leitores interessados. As obras podem ser levantadas e lidas em casa ou consultadas no mesmo local, devendo ser posteriormente devolvidas. Os utilizadores serão os responsáveis pelo cumprimento das regras de cidadania comuns, podendo escolher e retirar um livro e ler no espaço envolvente, colocando-o no mesmo sítio ou levar para casa e devolvê-lo após a sua leitura. Além disso, os leitores são ainda convidados a participar nesta partilha, podendo deixar na Barrica livros que tenham em casa e que possam ser doados.
Espetáculo ‘Aprometido’ no Convento de São Francisco encerra In.Str

O espetáculo ‘Aprometido’ será a derradeira iniciativa no In.Str, na noite de sexta-feira, 23 de setembro, a partir das 21h30, no Convento São Francisco. Com referência ao universo da dança contemporânea, da dança tradicional – integrando o baile de roda e o baile mandado – e das modas do cancioneiro tradicional alentejano, ‘Aprometido’ é um espetáculo de música e dança que convida ainda o público a participar como parte integrante desta festa em torno do mastro de promessa, de acordo com a tradição que aponta o mastro como elemento agregador da comunidade. Será assim uma viagem pelas emoções inerentes ao dever de cumprir uma promessa, que nos remete ainda ao passado e às suas razões. O medo, a esperança e a euforia e a libertação estão ainda presentes na sonoplastia realizada pelos músicos Ana Santos, Tó Zé Bexiga e Vicente Camelo que, envolvidos no processo criativo, souberam dar-lhe forma através dos seus instrumentos.
Brinde ao Equinócio assinala fim do Festival de Artes e Cultura
Um brinde ao Equinócio, realizado no Convento São Francisco, assinala o final da edição de 2022 do Verão In.Santarém, após três meses de uma intensa programação cultural que animou a cidade e seis freguesias do Concelho ao longo desta época estival. O evento foi um verdadeiro sucesso em termos de adesão de público, que compareceu em número assinalável em praticamente todas as iniciativas que tiveram lugar desde 21 de junho, data em que teve início o Festival de Artes e Cultura.
















