Terça-feira, Novembro 29, 2022
InícioOpiniãoAv. D. Afonso Henriques: vai o trânsito melhorar?! (podcast)
<
<
<
<

Av. D. Afonso Henriques: vai o trânsito melhorar?! (podcast)

Como é do conhecimento de todos os escalabitanos que andam de carro pelo planalto da cidade, a Av. D. Afonso Henriques sofreu muito recentemente reposição parcial de pavimento e nova sinalização de trânsito no pavimento e vertical.

É verdade que estas coisas da fluidez do trânsito e de como orientá-lo estão e devem estar a cargo dos técnicos, de quem à partida sabe mais destas coisas. Mas, diz-nos a prática, que nem sempre são escolhidas as melhores soluções, as que melhor funcionam. E algumas têm mesmo o seu fracasso assegurado à nascença de tão óbvias que são a sua ineficácia e as suas desvantagens.
Já faz tempo que aqui falei convosco sobre a inconveniência de, na rotunda conhecida como do Santo em S. Domingos, quem vem do Pingo Doce na faixa da direita não poder seguir em frente e há menos tempo abordei por alto as obras da Av. António dos Santos e parte da Rua Vasco da Gama. São só dois exemplos e ao último voltarei certamente quando as obras estiverem concluídas, o que agora se prevê para o final do ano.
Mas hoje estamos a falar é da Av. D. Afonso Henriques. Julgo eu que alterações de trânsito não podem, ou pelo menos não devem, ser decididas de forma a sobrecarregar mais e desnecessariamente o trânsito em locais já de si congestionados. É o que com estas obras passou a acontecer no Largo Cândido dos Reis, mais conhecido por Rotunda do Shopping.
E isto acontece agora mais ainda por duas alterações:
• Quem circula na Estrada Nacional 3 (EN 3) vindo do CNEMA deixou de poder entrar na Praceta Pedro Escuro. Não resolve muito a fluidez do trânsito nesse agora entroncamento porque os carros continuam a atravessar a avenida e leva a que o movimento que por ali se escoaria tenda a concentrar-se na Rotunda – será a escolha de trajeto natural dos automobilistas.
• Também no mesmo local, quem vem da Praça de Touros, não pode agora cortar à esquerda para a EN 3 em direção ao Cartaxo. Escolha única é ir mais uma vez dar a volta à Rotunda do Shopping e sobrecarregá-la mais ainda de automóveis.
Nesta situação há ainda uma sinalização no pavimento que induz em erros perigosos: para ser óbvio que não se pode cortar à esquerda, o traço deveria ser contínuo ladeado por um tracejado do lado da descida e não só tracejado como está – passem por lá pois talvez só assim o percebam bem.
É verdade que o vereador com o pelouro já disse em reunião de Câmara que estas coisas são feitas também a título experimental e que, se ao fim de algum tempo se verificar que não resultam, poderão e deverão ser corrigidas. Mas não há alguns pormenores importantes que poderiam e deveriam antecipadamente ser mais bem estudados e pensados pragmaticamente?

Francisco Mendes

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

spot_img
pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
spot_img
Feedback