Sexta-feira, Março 24, 2023
InícioEmpresasEmpregos que não existiam há 5 anos
banner-festival-sopas-ribatenas-chamusca
banner-festival-sopas-ribatenas-chamusca
banner-festival-sopas-ribatenas-chamusca
banner-festival-sopas-ribatenas-chamusca

Empregos que não existiam há 5 anos

Dizia-se que dois anos no mundo da informática eram como 10 em qualquer outro sector de rápido progresso. Agora já nem sequer falamos de computação como tal, mas quase tudo está relacionado com o mundo digital, que está em constante desenvolvimento.

O portal de emprego especializado Jobatus realizou um estudo a partir do qual foram extraídos 5 empregos que não existiam há 5 anos.

Designer conversador

Antes de definir este posto de emprego, é necessário contextualizarmo-nos a nós próprios. E é que nos últimos anos, o mundo dos assistentes de voz desenvolveu-se muito rapidamente. Tanto assim que cerca de 4,3 milhões de lares já têm um deles. Siri, Alexa, Google Home…

Embora possa ser semelhante, estas gravações são muito diferentes das locuções que podemos ouvir quando chamamos o serviço de atendimento ao cliente de qualquer empresa. E é por isso que existe uma pessoa por detrás que se dedica a conceber estas conversas, nas quais os pressupostos, atitudes, necessidades e hábitos dos utilizadores são tidos em conta.

Narrador de videogames

O jornalismo desportivo começou no início do século XX, com os primeiros Jogos Olímpicos de Londres, em 1908. Desde então, este sector cresceu sem parar, uma vez que o próprio desporto se tornou um dos motores económicos mais importantes em todo o mundo.

A questão é que com a nova era digital, as competições de videogames, ou mais corretamente, os desportos electrónicos, também foram criados e estão a ganhar popularidade. Tanto que não são apenas transmitidas na Internet, mas até mesmo na televisão. É por isso que tem sido necessário que o narrador profissional de competições de jogos de vídeo apareça, tais como FIFA ou LoL.

Cientista de dados

A ciência dos dados ou Data Science é um campo multidisciplinar que procura extrair informação de grandes volumes de dados, estruturados. No passado, era comum que os nossos dados fossem recolhidos manualmente em inquéritos, por telefone etc.

Mas hoje existem programas que registam tudo sobre os utilizadores sem que nos apercebamos, para que eles possam então tirar conclusões ou utilizar esses dados para vários fins. Por esta razão, deve haver alguém que analise toda essa quantidade de dados, os “Big Data “, e que lhe dê significado.

Influencer

Sempre houve pessoas famosas ou celebridades (atores e atrizes, cantores, atletas…) que influenciaram as nossas vidas fazendo publicidade e utilizando objetos ou serviços que o público quer comprar quando os vê.

Mas o conceito de influenciador como tal surgiu nos últimos anos como resultado das redes sociais. São pessoas que se tornaram conhecidas na Internet e que têm uma comunidade de seguidores leais. Alguns também vão ao mundo da televisão, mas, em geral o que eles procuram é mais visibilidade. Normalmente os seus rendimentos são gerados pela promoção de produtos ou serviços, colocando fotografias e falando sobre eles nos seus vários perfis.

Piloto de drones

Os drones são veículos voadores não tripulados, ou seja, alguém os controla remotamente. E embora seja verdade que já eram utilizados no campo militar no século XX, nos últimos anos foram encontrados muitos mais usos para estes dispositivos. Qualquer pessoa pode até comprar um e pilotá-lo.

Mas para além de ser um hobby crescente, são utilizados para controlo de culturas, controlo de estradas e incêndios, assistência de emergência, monitorização de áreas de difícil acesso, etc., e também para tirar fotografias incríveis para comerciais, filmes ou videoclips. É por isso que o operador de zangões é cada vez mais procurado.

Engenheiro automóvel autónomo

E continuando com veículos não tripulados, passamos a carros autónomos que, ao contrário dos drones, não precisam de ninguém para os controlar, mesmo à distância, uma vez que são capazes de imitar as capacidades humanas através da inteligência artificial, analisando e interpretando o seu ambiente e aplicando diferentes técnicas de condução.

Embora existam diferentes níveis de condução autónoma, este campo está a desenvolver-se rapidamente, e tudo indica que Tesla será o primeiro a consegui-lo. Assim, surgiu este novo tipo de engenheiro, que pouco a pouco será um dos mais valorizados.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

logo mais ribatejo

Não perca as nossas notícias

Subscreva a nossa newsletter e fique a par da informação regional que interessa

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

1 COMENTÁRIO

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO OU INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Mais Ribatejo
Mais Ribatejohttps://maisribatejo.pt
O Mais Ribatejo é um jornal regional digital português, publicado desde maio de 2019, com sede em Santarém.
Também pode ler

1 COMENTÁRIO

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO OU INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

pub