Sábado, Novembro 26, 2022
InícioEmpregoRececionistas e Psicólogos entre as profissões com maior aumento de oferta de...
<
<
<
<

Rececionistas e Psicólogos entre as profissões com maior aumento de oferta de emprego

São vários os indicadores que podem caracterizar o mercado de trabalho, nomeadamente as ofertas de emprego, o volume da procura por parte dos empregadores e os perfis com maior procura. A plataforma Brighter Future, disponibilizada gratuitamente pela Fundação José Neves, tem diversas funcionalidades e fornece informação detalhada e relevante para ajudar os portugueses a tomarem decisões sobre o seu futuro de educação e emprego.

O mais recente Insight revela que as ofertas de emprego do 2º trimestre de 2022 aumentaram 3% face ao primeiro trimestre deste ano e 69% face ao período homólogo, marcado pelo agravamento da situação pandémica e consequente implementação de medidas restritivas. A oferta de emprego triplicou em profissões relacionadas com receção, psicologia, auxiliares e educadores de infância e de professores, assim como em cargos de direção em áreas específicas como compras, transportes, armazenagem, distribuição e relacionados. Verificou-se ainda um aumento de 1000 anúncios de emprego em profissões relacionadas com escritório e secretariado, recursos humanos e restauração face ao período homólogo. Dados em detalhes disponíveis aqui.

Em contraciclo, registou-se uma redução de pelo menos 50% no número de ofertas no 2.º trimestre de 2022 face ao período homólogo em profissões relacionadas com venda ambulante, diretores de indústrias de construção e engenharia civil, biologia e áreas relacionadas, trabalhadores qualificados em isolamentos acústicos, térmicos e vidro e pessoal de companhia, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais.

Ainda de acordo com o Insight do Brighter Future, em 2022, o mês de março foi aquele que registou o maior volume de ofertas de emprego até ao momento, verificando-se posteriormente uma redução de aproximadamente 21% entre março e abril.

Profissões relacionadas com tecnologias de informação e tecnologia, programação de software, operadores de caixa e trabalhadores relacionados com vendas, representantes comerciais e engenharia biomédica, engenhos explosivos, salvamento marítimo, de materiais, óticos ou de segurança, englobam o grupo de profissões com maior procura quer no 2º trimestre de 2022quer no trimestre homólogo.

Profissões relacionadas com programação web e multimédia e direção de Investigação e Desenvolvimento (I&D) saíram do top das mais procuradas no 2º trimestre de 2022.

A plataforma Brighter Future é a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal, ao permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes.

Disponibiliza informação de qualidade para escolher um futuro baseado em factos e tomar decisões sobre percursos educativos e profissionais de forma consciente e informada, e ainda Insights (informação agregada e sucinta sobre matérias mais relevantes), Guias (documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes e baseadas em factos, que impactam as dimensões educativa, profissional e/ou o desenvolvimento pessoal) e um Simulador de carreira (ferramenta que permite dar aos portugueses a informação necessária para identificarem e compararem possíveis caminhos profissionais e os requisitos para darem esse passo).

São parceiros da FJN na plataforma Brighter Future o INE, a DGES, as Universidades do Minho e de Aveiro, as tecnológicas Microsoft, Outsystems e Contentful, entre outros.

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

spot_img
pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
spot_img
Feedback