O auditório da ESES – Escola Superior de Educação de Santarém, do IPS – Instituto Politécnico de Santarém, recebe, a partir de hoje, dia 12 de outubro, a Conferência Anual “Avançando em direção ao ‘novo normal’ na Educação” – “Moving on towards ‘new normal’ in Education”, do ICEM – International Council for Educational Media. João Teixeira Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém, com o pelouro da Educação, participou na sessão de abertura desta Conferência, que decorre até dia 14, e felicitou “os fundadores, a direção e a equipa do ICEM pela organização desta iniciativa e pela dinâmica que imprimem, há já alguns anos, e este ano, em particular, pela forma como enfrentaram as dificuldades, com bravura e audácia, as dificuldades que a pandemia nos trouxe.”
João Teixeira Leite referia-se “às dificuldades que a Educação, os professores, alunos, e toda a comunidade educativa enfrentaram, perante a pandemia”, e lembrou que “vivemos um momento único para discutir e trabalhar estas temáticas, durante 3 dias: o Futuro, a forma como a Educação consegue avançar na Inovação, com a audácia de envolver investigadores, e todos os que estão aqui a debruçar-se sobre estas temáticas da Educação, que é um pilar fundamental da nossa sociedade”.
A sessão de abertura contou ainda com a participação de João Moutão, Presidente do IPS, de Maria João Loureiro, Presidente do ICEM, DE George Camacho, Presidente da ESES, com apresentação e moderação, a cargo de Ana Loureiro.
Esta Conferência anual é um ponto de encontro para investigadores e profissionais que vão apresentar e discutir novas ferramentas e ambientes educativos, experiências e melhores práticas e estudos de caso sobre estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem, baseadas na tecnologia, e políticas institucionais, sobre meios educativos e educação, baseada em sistemas digitais.
As sessões têm como objetivo fornecer uma visão geral das tecnologias atuais, bem como das tendências futuras, e promover a discussão sobre o potencial pedagógico dos ambientes e tecnologias educacionais, no campo académico.
Esta iniciativa pretende ainda promover a reflexão crítica sobre as estratégias educativas orientadas para a interdisciplinaridade, no domínio dos media educativos, da tecnologia educativa e da aprendizagem, potenciada pela tecnologia.
Este encontro envolve dinâmicas diversificadas, como plenários, sessões práticas e simpósios de comunicação, e prevê a existência de momentos presenciais e à distância.
Destina-se a mestrandos e doutorandos, educadores, docentes, formadores, investigadores e outros profissionais interessados nesta temática.