Sábado, Maio 18, 2024
InícioCultura & lazerPatrimónio Organístico de Santarém em livro

Património Organístico de Santarém em livro

‘Património Organístico de Santarém’ é o título do livro da autoria de Samuel Vieira que vai ser lançado no dia 19 de novembro, às 17h30, na Igreja da Misericórdia, no âmbito do FÓS – Festival de Órgão de Santarém 2022.

O livro dá a conhecer os órgãos que foram identificados e expõe a história e algumas características, repertórios, práticas e executantes do património organístico de Santarém.

Desde 2009 que Santarém se tornou na cidade portuguesa que reivindica o título de reunir mais órgãos antigos, em perfeito funcionamento, dentro do centro histórico.

Do total de seis instrumentos antigos restaurados entre 2007 e 2008 pelos organeiros Dinarte Machado e Nuno Rigaud, nomeadamente nos templos de Nossa Senhora da Assunção de Marvila, Nossa Senhora da Conceição – Sé, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora do Monte, Santa Casa da Misericórdia e São Nicolau, quatro têm a marca dos mais destacados mestres de organaria portuguesa do fim do séc. XVIII e início do XIX: António Xavier Machado Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes.

O último órgão a ser restaurado foi o da Igreja de Santa Maria da Alcáçova em 2015.

O autor do livro, Samuel Vieira é natural de Vale da Pinta, no Cartaxo. Estudou piano no Conservatório Regional de Tomar e é diplomado em canto pelo Conservatório Nacional de Lisboa. É mestrando em Musicologia Histórica na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, de cuja universidade possui o grau de licenciatura. Colaborou com o Teatro Nacional de São Carlos, Teatro Carlo Felice – Génova, Orquestra do Norte, Companhia Portuguesa de Ópera e o coro Prisma Coral- Ensemble. No âmbito da direção coral, fundou o Coro Cosme Delgado, e coordena os coros paroquiais das igrejas de Vale da Pinta e Alcoentre.

Como produtor musical/ cultural fundou a OPERACLASSICA.PT, dedicado à investigação de repertórios e produção de concertos.

O FÓS – Festival de Órgão de Santarém que decorre de 19 a 29 de novembro 2022 é uma organização conjunta do Município de Santarém, da Diocese de Santarém e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

banner-complexo-aquático

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

banner-concerto-fazendas-almeirim

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar