Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerCrianças revivem a tradição do "Pão por Deus" no centro histórico de...

Crianças revivem a tradição do “Pão por Deus” no centro histórico de Santarém

No dia de Todos os Santos, um grupo de 80 crianças, acompanhadas por alguns pais e educadores, percorreu o Centro Histórico de Santarém, batendo às portas de alguns moradores, cantando canções tradicionais e pedindo o “Pão por Deus”, revivendo uma tradição cristã muito forte nas décadas de 60 e 70 do século passado e que assim pretenderam não deixar desaparecer.

Esta iniciativa foi organizada por um grupo de sócios da Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém a que se juntaram pais e educadores de crianças de toda a cidade.
O percurso teve início na Praça Sá da Bandeira, cerca das 10 horas da manhã, sendo o Paço Episcopal a primeira porta onde as crianças bateram, tendo sido acolhidas com grande carinho por D. José Traquina, Bispo de Santarém, que de uma forma sucinta explicou a origem deste costume cristão que ultimamente tem caído em desuso. No final, cumprindo a tradição, ofereceu doces que as crianças colocaram nos sacos de pano que traziam consigo.
De seguida, o grupo dividiu-se em dois, seguindo um pela Rua Serpa Pinto até ao Largo Visconde Serra do Pilar e outro pela Rua Capelo Ivens até ao Largo do Milagre. Nas várias portas a que cada um dos grupos bateu, as crianças repetiam os cânticos, sendo recebidos com muita generosidade pelos moradores que ofereciam os desejados doces, no meio de muito entusiasmo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar