Terça-feira, Abril 23, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerProjeto de cinema "Contado por mulheres" com filme gravado em Ferreira do...

Projeto de cinema “Contado por mulheres” com filme gravado em Ferreira do Zêzere

O telefilme “As Vizinhas”, de Sofia Teixeira Gomes, feito no âmbito do projeto audiovisual “Contado por mulheres”, estreia-se a 16 de novembro na RTP1, revelou a produtora Ukbar Filmes.

A apresentação do projeto cinematográfico “Contado por Mulheres” teve lugar esta quarta-feira, 2 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes.

Trata-se de uma nova aposta audiovisual da Ukbar Filmes e da RTP, em coprodução com a Krakow Film Klaster (Polónia), chega ao horário nobre da RTP1 no último trimestre de 2022. Foi integralmente filmada em diversos locais da região Centro, com o apoio das respetivas Câmaras Municipais, do PIC Portugal e do programa Garantir Cultura.

Em Ferreira do Zêzere foi filmado, “As Vizinhas”, adaptado por Ana Brito e Cunha a partir de um conto de Teolinda Gersão (do livro Prantos, Amores e Outros Desvarios) e realizado por Sofia Teixeira Gomes. As protagonistas são grandes nomes como Natalina José, Margarida Carpinteiro ou Joana Seixas, entre outros.

A cerimónia de apresentação dos 5 primeiros filmes, contou com a presença dos produtores Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola, o diretor de Programas da RTP1, as realizadoras, atores e atrizes dos primeiros cinco telefilmes, e os Municípios de Ferreira do Zêzere, Ovar, Guarda, Covilhã e Torres Vedras, que apoiaram a realização destes filmes nos seus territórios.

No total serão 10 telefilmes realizados por mulheres, algo inédito no audiovisual português e pretende colmatar uma assimetria no acesso das mulheres à realização no meio audiovisual, que tem vindo a ser sido corrigido a nível europeu.

Em novembro, serão apresentados os primeiros cinco telefilmes e as primeiras cinco realizadoras de reconhecido talento, de diferentes gerações e com uma diversificada experiência nas áreas da representação (Daniela Ruah e Ana Cunha), do teatro (Cristina Carvalhal), da publicidade (Fabiana Tavares) e da produção (Sofia Teixeira Gomes).

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar