Domingo, Julho 21, 2024
InícioEmpresasFatores que colocaram Portugal em destaque no sector de IT
banner-complexo-aquático

Fatores que colocaram Portugal em destaque no sector de IT

Nos últimos anos o número de empresas do sector de IT que se têm instalado em Portugal cresceu de forma substancial. Hoje, várias grandes empresas tecnológicas possuem instalações no país, incluindo a Google, Revolut, Bolt, Microsoft, entre muitas outras.

Mas também empresas em fase de ascensão estão a lançar projetos em solo português. Um dos exemplos mais recentes é a AWISEE, uma empresa de marketing digital que lançou em 2021 a sua agência de SEO em Portugal.

Este é um bom momento para olhar para a presente situação e tentar perceber como Portugal conseguiu alcançar o atual estatuto de verdadeiro hub tecnológico no continente europeu.

A verdade é que a resposta a essa questão envolve diversos fatores, que todos somados fazem do país um destino de eleição para as empresas de tecnologia. É necessário ter em consideração a situação política do país, os fortes incentivos que têm sido lançados para as empresas de IT e até o perfil da população local. Vamos aprofundar esses motivos.

Situação Política de Portugal

A situação política dos países é um dos aspetos mais relevantes que as grandes empresas avaliam antes de se instalarem num país. O grande objetivo é assegurar que estão a investir num país estável, onde possam ter a garantia de que poderão desenvolver o seu trabalho por muitos anos, sem situações de convulsão política e social.

Historicamente Portugal é um país que é governado por apenas dois partidos políticos e isso é um sinal claro de estabilidade. Além disso, não são comuns greves gerais, nem situações de agitação social.

O clima de tranquilidade é favorável ao investimento e à instalação de grandes multinacionais.

Incentivos do governo português à instalação de empresas de IT

O atual quadro fiscal é muito favorável para as empresas de IT que se instalem em Portugal, já que podem beneficiar de um extenso pacote de incentivos.

A realização da Web Summit, que desde 2018 é realizada anualmente em Lisboa, constitui uma forma de atrair empresas tecnológicas, dando a conhecer as potencialidades do país num contexto especializado, de interação e de partilha de conhecimentos.

O governo português já assinou um protocolo para que esta conferência continue a acontecer em Portugal até 2028, revelando mais uma vez um forte empenho nesta área.

Contratação facilitada

Sabendo que as empresas tecnológicas empregam muitas pessoas, é importante que estas se instalem em países onde consigam contratar de forma simples.

O panorama laboral atual de Portugal inclui um número relevante de jovens especializados na área de IT que se destacam pela facilidade de interpretação e de falar a língua inglesa.

Adicionalmente, as empresas que sentirem necessidade de recorrer a contratações externas poderão fazê-lo, sabendo que existem vários tipos de vistos que podem facilitar a entrada de estrangeiros especializados nas áreas necessárias em Portugal.

Segurança de Portugal

Quase todas as semanas ouvem-se notícias devastadoras relacionadas com a segurança internacional, desde o evidente conflito armado entre a Rússia e Ucrânia, a atentados em escolas ou estações de metro, entre muitas outras situações.

Portugal continua a ser um país calmo, onde esse tipo de situações são raras. Isto faz com que haja uma maior sensação de segurança quando se está em Portugal, comparativamente com outros países europeus e extraeuropeus.

Na verdade, Portugal tem sido considerado sistematicamente um dos países mais seguros do mundo (de acordo com o barómetro anual do “Instituto da Economia e da Paz”).

Na maior parte do país, as pessoas sentem-se seguras para andar na rua a qualquer hora do dia, o que constitui um fator preponderante quando se pondera instalar uma empresa tecnológica. Hoje, a maioria dos trabalhadores do segmento de IT não se preocupa apenas com a folha salarial, mas procuram também qualidade de vida e nesse parâmetro, Portugal oferece condições acima de média.

 

 

 

 

 

 

 

 

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024