Sábado, Novembro 26, 2022
InícioOpiniãoCâmara de Santarém abandona o Presídio Militar (podcast)
<
<
<
<

Câmara de Santarém abandona o Presídio Militar (podcast)

Ao contrário do que se passou com a Escola Prática de Cavalaria, o Presídio Militar, atual Casa de Portugal e de Camões, nunca foi escriturado nem registado em nome do Município de Santarém.

Nenhum destes espaços foi pago pelo Município de Santarém à Estamo, que é como quem diz ao Estado, mas a Escola Prática é já sua propriedade desde 2011 enquanto que o Presídio, com contrato promessa de compra e venda assinado em 2009, nunca foi escriturado.

Parece que finalmente, e como já aqui falámos, o negócio da EPC vai ficar concluído com a Câmara Municipal a pedir um empréstimo de 15 M€ para quase total pagamento do preço que se mantém nos 16 M€.

Já com o Presídio, espaço onde funciona o Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, a UTIS (Universidade da Terceira Idade de Santarém) e a Loja Social, o destino será diferente – voltará para a posse efetiva da Estamo que lá pretende fazer uma residência para 200 estudantes, ainda que com a aparente concordância da Câmara Municipal. A gestão do espaço será provavelmente do Instituto Politécnico de Santarém e as verbas virão do PRR.

Parece assim, que a Câmara Municipal de Santarém terá de encontrar novos espaços para estas entidades que ainda o ocupam (algumas já terão nova morada) e deixar um espaço emblemático da cidade de Santarém.

O facto é que, ao longo destes cerca de 13 anos em que a Câmara usou o espaço do Presídio, a zona das celas e respetiva cúpula foi-se ainda mais degradando e corre cada vez mais o risco de ruir a qualquer momento e de se perder para sempre aquele emblemático e importante património.

Mas, se desta transferência de utilizador do espaço resultar a rápida recuperação do edifício, então que venha ela!

Francisco Mendes

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

spot_img
pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
spot_img
Feedback