Domingo, Outubro 1, 2023
InícioOpiniãoÉ a vida (podcast)
banner-epvt

É a vida (podcast)

banner-complexo-aquático

De repente, o relógio salta-me do pulso. São 10h, às 10,15h vai iniciar a tua viagem.

Irritado, sempre isto! Por que me atraso sempre? Mãos à viagem. Lá mais uma correria.

10,15h em ponto. Apanho o comboio na estação a abarrotar. Claro que me acalmou. Tantas pessoas para trepar. Algumas desorientadas, não há a quem perguntar. São os passageiros simpáticos – hoje, agulha no palheiro – que as informam. Não é que a CP lhes pague alguma coisa ou faça algum desconto no bilhete. Gostam de ajudar. Está tudo em linha, dirão os senhores da CP à boca aberta. Nem cuidam, nem todos andam em linha com essa linha. Os telemóveis inteligentes escasseiam como o dinheiro.

Sim, reina o silêncio, a ausência dos funcionários nos edifícios ainda de pé, porque morrem como as árvores. Alguns daqueles morreram curvados com o peso da tristeza, rememorando-os. Tinham-se construído como eles, apinhados de desenvolvimento e futuro, na chegada do comboio a todo o Portugal, na primeira metade do Séc. XX.

Todo o mundo entrou, se ajeitou nas carruagens quase cheias. Cabe sempre mais um, seis ou doze, ou …

Uma linda melodia fadista silencia a multidão. Ninguém já ouve o caminhar do comboio. É uma escada em caracol e que não tem corrimão. (…) Os degraus, quanto mais altos, mais estragados estão. Quem tem medo não a sobe Quem tem sonhos também não. Adivinhaste: é a vida a escada sem corrimão.1

 Ana T. Freitas

1 Letra: David Mourão-Ferreira / Música: Reinaldo Varela

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Ana Freitas
Ana Freitas
Ana Teixeira Freitas, poeta e professora radicada em Coruche, autora dos livros de poesia , "0 Círculo" e "Cintilações", da Editora Apenas Livros, e “Alfobres de Rios”, editado pela ModoCromia, Edições, Lda, e do romance “Uma Possibilidade chamada Menina”, editado pela ModoCromia em 2022. Principal dinamizadora do programa Um Poema na Vila, que vem organizando sessões de poesia desde 2012, em Coruche.
Também pode ler

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos recentes

banner-união-freguesias-cidade-santarem

Comentários recentes

cartaz-aviso-vespa-velutina-almeirim
pubspot_img
Fechar