Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
InícioEmpresasReportagem - Feira Nacional do Mel reuniu apicultores de todo o país...
<
<
<
<

Reportagem – Feira Nacional do Mel reuniu apicultores de todo o país em Santarém (vídeos)

A XIX Feira Nacional do Mel e o XXI Fórum Nacional de Apicultura realizaram-se nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém.

Os visitantes puderam provar dezenas de variedades de méis, de todo o país. Desde o mel de urze ao de rosmaninho, de castanheiro ao eucalipto, consoante as flores predominantes de que as abelhas colheram o pólen.
Além do mel, os visitantes encontram muitos outros produtos como a cerveja de mel, hidromel, cremes, cosméticos e produtos medicinais confecionados a partir do mele de outros produtos associados como o propólis.
A Feira foi também muito procurada pelos apicultores que ali encontraram todo o tipo de equipamentos e produtos usados na sua atividade.

Feira Nacional do Mel realizada pela primeira vez em Santarém

Após dois anos de interregno, a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Câmara Municipal de Santarém e a Associação dos Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste uniram esforços na organização destes eventos que são considerados os maiores do setor apícola nacional, no sentido de promover e debater esta atividade tão importante para o País e para a região do Ribatejo.
A Feira Nacional do Mel contou com a participação de cerca de três dezenas de expositores de todo o país. Foram três dias de grande atividade, com workshops de formação dedicados e dirigidos aos ativos do setor apícola nacional, laboratórios do gosto, showcooking, sessões técnicas, e várias atividades de divulgação dos produtos, materiais e equipamentos.

Vereador Nuno Russo salienta a importância da apicultura

O Mais Ribatejo falou com Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, sobre a realização pela primeira vez em Santarém desta Feira.
Nuno Russo salienta que “estes eventos permitem a difusão de práticas relevantes e estimular a inovação e partilha de conhecimentos entre todos os intervenientes no setor apícola. A apicultura é uma atividade económica que gera rendimentos e que está em crescimento, daí a importância que o Município dá ao promover e valorizar este tipo de iniciativas”.

Apicultores com quebras de 50% na produção de mel este ano

Num ano difícil para o setor apícola, com a produtividade a atingir valores mínimos, devido à seca e aos incêndios rurais, e a ameaçarem a sustentabilidade das explorações apícolas, o Fórum Nacional de Apicultura foi dedicado à apresentação de projetos de investigação aplicada à apicultura, e debateu questões como as alterações climáticas e o futuro da apicultura, ajudas e mercados e a saúde das abelhas, com a participação de apicultores, dirigentes associativos, técnicos e investigadores.

Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional de Apicultores

O Mais Ribatejo falou com Manuel Gonçalves, apicultor e presidente da Federação Nacional dos Apicultores Portugueses, que nos dá conta da preocupação com a quebra de produção de mel a nível nacional da ordem dos 40 a 50%, atingindo em algumas regiões quebras de 80 a 90%. As causas são conhecidas e foram o tema principal do Fórum Nacional da Apicultura que reuniu apicultores de todo o país durante três dias na Casa do Campino em Santarém. As alterações climáticas foram o tema central do Fórum.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

spot_img
pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
spot_img
Feedback