Sábado, Novembro 26, 2022
InícioRibatejo CoolVale de Santarém recebe 3.ª conferência no bicentenário do nascimento de Luís...
<
<
<
<

Vale de Santarém recebe 3.ª conferência no bicentenário do nascimento de Luís Augusto Rebello da Silva

A Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória organiza no dia 3 de dezembro uma nova sessão para celebrar o Bicentenário do nascimento de Luís Augusto Rebello da Silva, com uma comunicação sobre o tema “Rebelo da Silva e o Romance Histórico”, pela Professora Doutora Maria de Fátima Marinho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

No Bicentenário do nascimento de Luís Augusto Rebello da Silva (1822-1871) a Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória realiza um ciclo de três conferências sobre esta figura de relevo do liberalismo do Séc. XIX em Portugal, que viveu apenas quarenta e nove anos, mas teve atividade intensa, sobretudo como jornalista, político, historiador e escritor.
Tendo vivido no Vale de Santarém por largos períodos, na Quinta do Desembargador, que havia herdado de pai, Luís António Rebello da Silva, juiz desembargador e Par do Reino, ali recebeu, em convívios e tertúlias, os amigos Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Bulhão Pato, como este último diz no seu livro “Sob os Ciprestes – Vida Íntima de Homens Ilustres”.
Nestas conferências, realizadas com apoios da Câmara Municipal de Santarém e da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, foi José Viegas, Mestre em História e Política do Brasil, Doutorando em História, que apresentou em 18 de Junho a primeira comunicação, pondo em destaque o intelectual liberal, o homem político que, nas Cortes, foi um deputado de eleição, em debates com outros grandes vultos do parlamento de então.
Em 19 de Novembro, foi o Professor Doutor João Brigola a apresentar a sua comunicação na segunda conferência, relevando “o talento das mais variadas aptidões que tinha Portugal”, pondo em destaque o historiador que Rebello da Silva foi, na esteira do seu mestre Alexandre Herculano.

bicentenário luis rebelo silva vale santarem
A finalizar este ciclo de conferências, vai realizar-se no dia 3 de Dezembro nova sessão, com a comunicação sobre o tema “Rebelo da Silva e o Romance Histórico”, pela Professora Doutora Maria de Fátima Marinho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que se dedica há muito ao estudo deste género literário, em que Rebelo da Silva foi um dos principais autores do seu tempo, nele sobressaindo, segundo os seus contemporâneos e especialistas posteriores, com a obra “A Mocidade de D. João V”, recentemente editado pela Imprensa Nacional, com Introdução da citada conferencista.
Já em 2012, nos 190 anos do nascimento de Luís Augusto Rebello da Silva, numa evocação e homenagem que lhe foi prestada no Vale de Santarém, a Assembleia de Freguesia promoveu uma sessão pública, em que foi oradora a jornalista Rosalina Melro, e a Junta de Freguesia outra sessão, com o Dr. Pedro Freitas e o Engº. Rui Barreiro. Na primeira foi abordada a vida de Rebelo da Silva na sua Quinta “da Joaninha”, e também a sua produção literária. Na segunda, esteve em destaque a atualidade do seu pensamento económico.
Na conferência do dia 3 de Dezembro vão estar presentes alguns membros da família Rebelo da Silva. Contando com outros convidados, nomeadamente os oradores da 1ª e 2ª conferências, esta sessão está aberta a todos os interessados, sejam do Vale de Santarém ou não, incluindo os estudantes do ensino secundário e superior do concelho e outros, tanto mais que o romance histórico é o género de muitas obras literárias sobre as quais têm de se debruçar.
A Associação, cuja missão é “a pesquisa e divulgação da história e da cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos à atualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras”, vai continuar a dedicar atenção a Luís Augusto Rebello da Silva, por outras vias, a revelar oportunamente.

Manuel João Sá, presidente da direção da Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória muito agradece a colaboração prestada pelos conferencistas, que com todo o interesse, disponibilidade e simpatia se dispuseram para preparar e apresentar as suas comunicações, com as quais muito nos ajudam a cumprir a nossa missão, para os valsantarenos e outros interessados.
À direção da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, que cede as instalações para este programa de conferências e nos ajuda, do mesmo modo, noutros projetos, o nosso sentido agradecimento, pela solidariedade ativa.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

spot_img
Também pode ler

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe o seu comentário!
Por favor, escreva seu nome aqui

spot_img
pubspot_img

Artigos recentes

spot_img

Comentários recentes

spot_img
spot_img
Feedback