A XIX Edição da Feira Nacional do Mel atraiu cerca de 1000 apicultores e 1500 visitantes à Casa do Campino em Santarém, entre os dias 18 a 20 de novembro, segundo a organização, considerando que se trata da afirmação como o maior certame apícola do País, e um dos principais da Península Ibérica.
Veja a reportagem vídeo no canal do Mais Ribatejo no Youtube:
Uma mostra de mel e outros produtos apícolas de todas as Regiões, num espaço privilegiado para a apresentação e divulgação das melhores práticas, produtos e projetos que vêm surgindo no setor apícola nacional e internacional.

A Feira foi inaugurada na sexta-feira, dia 18 de novembro, pelo presidente da Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República – Pedro do Carmo, pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém – Ricardo Gonçalves e pelo presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal – Manuel Gonçalves.

No XXI Fórum Nacional de Apicultura, no sábado, 19 de novembro, no Salão Nobre da Casa do Campino, que reuniu 150 apicultores, participaram na sessão de abertura do XXI Fórum Nacional de Apicultura, Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Agricultura e Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), entre outros representantes de organismos oficiais do Ministério da Agricultura e Alimentação.

A XIX Feira Nacional do Mel contou com a presença de 40 expositores, e 10 empresas do setor, com várias atividades nas quais o Mel nacional foi a “estrela principal”, com laboratórios do gosto e showcooking pelo embaixador do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – Chef Rodrigo Castelo.

Tratou-se de uma excelente oportunidade para os produtores nacionais darem a conhecer a qualidade e especificidade do mel que produzem. A partilha de conhecimento foi dinamizada com a realização de dois workshops, na Escola Superior Agrária de Santarém, destinados aos produtores apícolas nacionais, para tomarem contacto com as boas práticas de produção.

No último dia da Feira, decorreram duas sessões de divulgação técnica, destinadas aos apicultores e técnicos, para debater a “Sanidade Apícola” e “A valorização do Mel pelo perfil sensorial”.

Em resumo, o balanço é muito positivo, não só pela adesão de todo o setor apícola na Feira e Fórum nacionais, pela participação nos workshops, sessões técnicas e discussão dos temas centrais da atividade, pela venda de mel, produtos apícolas, equipamentos e materiais, na interação da população e com os visitantes do certame com um maior e melhor conhecimento da apicultura nacional.