Multiplicam-se as burlas com o envio de um SMS em nome da EDP, avisando para a suspensão da eletricidade, e acrescentando a entidade e a referência de Multibanco para pagamento.
Leitores do Mais Ribatejo reportaram-nos a receção hoje do seguinte SMS:
“Estimado cliente, iremos realizar no dia de hoje a suspensão da sua eletricidade. Pague no Multibanco o valor em atraso para evitar a suspensão do seu serviço.
Entidade – 12167
Referencia – 440 274 960
Montante – 143.19€
EDP”
“Recebi um SMS com dados de pagamento relativos a eletricidade, assumindo-se como EDP e, fiz o pagamento e, só depois, reparei que já tinha pago a eletricidade há uns dias atrás”, refere um leitor.
A EDP não reconhece a Entidade 12167 como sendo sua. Neste caso a entidade 12167 pertence à empresa EuPago que afirma ser alheia ao que se está a passar. De facto, a empresa só disponibiliza um serviço de geração de referências multibanco. Depois alguém mal-intencionado utiliza-as para levar as vítimas que recebem a mensagem a fazer o pagamento.
No Portal da Queixa são inúmeros os casos relatados, com a empresa EUPAGO.PT a dar a entidade referida como burla e a aconselhar a apresentar queixa nas autoridades.
Sofri uma burla! – como reportar
Caso tenha sofrido ou identificado um Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).
de cibersegurança, a título particular ou numa organização, poderá reportá-lo à equipa de resposta a incidentes de cibersegurança (CERT.PT), serviço do