Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioRegiãoSMA – Serviços Municipalizados de Abrantes com orçamento de 7,3 milhões de...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

SMA – Serviços Municipalizados de Abrantes com orçamento de 7,3 milhões de euros para 2023

No contexto global de elevada incerteza, foi necessário proceder a ajustamento do orçamento de modo a que os SMA mantenham o seu equilíbrio financeiro e níveis mínimos de investimento para garantir a qualidade dos seus serviços à população.

Na reunião de Câmara de 15 de novembro foram aprovados, por maioria, os documentos previsionais (2023 – 2027), que incluem o orçamento para 2023 no valor de 7.375.000€, representando um acréscimo de 18,2% relativamente ao orçamento de 2022, justificado pelo contexto de aumento extraordinário da energia elétrica em média tensão e da escalada do preço dos combustíveis, com consequente aumento dos preços de bens e serviços que os SMA necessitam de adquirir para desenvolver a sua atividade.
Nesse contexto global de elevada incerteza, foi necessário proceder a ajustamento do orçamento de modo a que os SMA mantenham o seu equilíbrio financeiro e níveis mínimos de investimento para garantir a qualidade dos seus serviços à população. Ainda assim, será mantida a política social de garantia de acesso da água a todos, através de tarifários específicos para agregados familiares economicamente mais desfavorecidos e para as famílias numerosas.

Ao nível do abastecimento de água, o plano de ação para o ano de 2023 inclui, entre outros, os seguintes objetivos gerais:
Continuação do trabalho de substituição e renovação de infraestruturas de abastecimento de água;
Prioridade no combate às perdas de água através da continuação da implementação de zonas de medição e controlo e expansão do sistema de telegestão;
Aposta na substituição dos contadores tradicionais por contadores inteligentes.
Destacam-se ainda intervenções mais especificas com orçamento programado para 2023, entre outras:
Preparar a execução da remodelação das condutas adutoras na Rua Capitão Correia de Laçerda, Abrantes;
Preparar a execução do traçado adutor entre a estação elevatória da Barrada e o reservatório de São Facundo (obra dependente de existência de financiamento externo aos SMA);
Preparar a requalificação do sistema de captação em jangada da tomada de água no Colmeal, Fontes;
Requalificar a tomada de água e da estação de tratamento na albufeira do Negrelinho, em Mouriscas;
Requalificar a estação elevatória da Bouça (Souto), ao nível da impermeabilização das células e alvenarias interiores e exteriores.
No setor dos resíduos sólidos urbanos (RSU), 2023 ficará marcado pelo início, em algumas freguesias, da recolha de biorresíduos (resíduos alimentares e de cozinha das habitações e de alguns serviços), para além da continuidade da melhoria da qualidade do serviço prestado, aliado ao objetivo de equilibrar o resultado de exploração.
Relativamente ao sistema de saneamento das águas residuais urbanas e pluviais, tendo sido concluídos os investimentos por parte da entidade concessionária, os SMA continuarão a acompanhar o desenvolvimento do contrato de concessão. De salientar que no concelho de Abrantes 93,68% dos cidadãos têm acesso ao serviço de saneamento, através de redes fixas, percentagem muito acima da média dos municípios que integram a CIMT. Os restantes cidadãos dispõem de serviço gratuito de limpeza de fossas sépticas.

A proposta irá agora para discussão e votação da Assembleia Municipal.

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem