Quarta-feira, Junho 12, 2024
InícioOpiniãoLinha de alta velocidade dependerá da decisão sobre o novo aeroporto? (podcast)
banner-complexo-aquático

Linha de alta velocidade dependerá da decisão sobre o novo aeroporto? (podcast)

Numa das vezes que aqui falei sobre a possibilidade de virmos a ter um importante aeroporto em Santarém, fiz alusão a que, a verificar-se, o traçado previsto para a projetada linha de alta velocidade Lisboa-Porto teria de ser alterado. É que foi anunciado em final de setembro que esta linha viria a passar mais junto ao litoral, bem a oeste e longe de Santarém. Foi até dito que a estação Oeste, anteriormente pensada para Rio Maior, seria agora em Leiria. E não fará qualquer sentido que estas duas infraestruturas – aeroporto e linha de alta velocidade – não estejam em consonância.

Mas o estranho é que o anúncio de que Santarém aparecia em duas das cinco soluções a estudar para a localização do novo aeroporto foi quase simultâneo ao anúncio deste novo previsto traçado para a linha de alta velocidade.

Estranho! Muito estranho!

No entanto, agora no final de novembro, houve alguém com responsabilidades e, ao que se crê, peso nestas questões, que teve o bom senso de esclarecer que os dois anúncios díspares não faziam sentido: “A terceira fase da alta velocidade Lisboa-Porto depende da localização do novo aeroporto. É preciso admitir que o tema depois possa ser acertado”,  disse Miguel Cruz, presidente da  Infraestruturas de Portugal. Parece que o Plano Ferroviário Nacional sugere que a chegada do comboio de alta velocidade a Lisboa possa ser feita pela margem esquerda ou direita do rio Tejo conforme a localização do aeroporto.

Mas será que o que diz o presidente da Infraestruturas de Portugal, mesmo que baseado no espírito do Plano Ferroviário Nacional, pode ser levado em consideração como certo? Ou só como provável ou até como pouco relevante? Todos nos lembramos que ainda há bem pouco tempo o Ministro das Infraestruturas e Habitação anunciou e fez publicar no jornal oficial que a decisão da localização do futuro aeroporto estava tomada e que era transitoriamente Montijo+Portela e mais tarde e em definitivo em Alcochete para poucos dias depois se estar já a falar na constituição da comissão que ao longo do próximo ano vai avaliar as vantagens e desvantagens de cinco diferentes possibilidades…

Francisco Mendes

1 comentário

  1. Se reparar nos mapas mostrados durante esta última apresentação da linha de alta velocidade na zona de Rio Maior está lá LAV Oeste.
    O próprio ministro das infraestruturas nos discursos não é convincente quando fala na alta velocidade e, como disse presidente da CAP, o conhecimento técnico específico de vários ministros deste governo é confrangedor.
    Como muito bem disse o que está planeado hoje amanhã pode ser mudado.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO 

banner fna24