O Fórum Ator Mário Viegas no Centro Cultural Regional de Santarém acolhe até 10 de dezembro uma exposição de mobiletes e outras bicicletas a motor que revolucionaram a mobilidade urbana no período pós-II Guerra Mundial.
A exposição tem motivado grande interesse e muitas visitas não só dos nostálgicos dos tempos áureos destas bicicletas motorizadas, mas também de muitos jovens.
Alguns destes exemplares são verdadeiras peças de museu perfeitamente restauradas e conservadas pelos seus proprietários que aceitaram partilhar estas relíquias com o público.
A exposição inclui também um conjunto de fotografias e de cartazes de publicidade das diversas marcas de bicicletas a motor que foram surgindo ao longo das décadas de 50, 60, 70, 80 e 90, entre elas algumas de fabrico português.
E aqui se conta também a história de uma das primeiras bicicletas a motor que foram trazidas de França para Portugal, e que fazia o trajeto da Chamusca para Santarém por apenas três vinténs de petróleo. Esta e outras histórias são contadas ao Mais Ribatejo por João Cláudio, membro da direção do Centro Cultural Regional de Santarém e proprietário de algumas das máquinas em exposição.