Domingo, Junho 16, 2024
InícioRegiãoPresidente da República visitou Abrantes por ocasião do 1.º aniversário do Museu...
banner-complexo-aquático

Presidente da República visitou Abrantes por ocasião do 1.º aniversário do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no concelho de Abrantes no passado dia 7 de dezembro para uma visita dedicada aos Museus de Abrantes, na véspera do primeiro aniversário do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA).

marcelo no museu de abrantes 2022 (2)
Marcelo visitou o Tramagal Sport União. Foto: CMA

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao concelho de Abrantes teve início com uma paragem na exposição do I Centenário do Tramagal Sport União “Troféus, Imagens e Merchandising”, no edifício da TTL – Tuna Tramagalense, em Tramagal, onde assinou o Livro de Honra e se registou como associado do TSU com o número 1000, seguindo depois para uma visita guiada ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, que recebeu o Prémio Museu do Ano 2018 atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.

marcelo no museu de abrantes 2022 (2)
Marcelo fez uma visita guiada ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira. Foto: CMA

Já em Abrantes, o Presidente da República visitou o Panteão dos Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo, museu cujo projeto de requalificação foi premiado na edição deste ano dos “Loop Design Awards” nas categorias de “People´s Choice Award 2022” e “Interior | Exhibition & Museum” e recebeu também a distinção de “Gold Winner” na categoria de “Interior Design – Exhibits, Pavilions & Exhibitions” nos Muse Design Awards 2022.

marcelo no museu de abrantes 2022 (2)
O Presidente escutou a atuação do jovem músico e professor abrantino João Vaz. Foto: CMA

No Panteão dos Almeida, o jovem músico e professor abrantino João Vaz protagonizou um momento musical com a sua guitarra portuguesa que arrebatou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, tendo originado um convite para João Vaz atuar em Lisboa no próximo jantar da Casa Civil da Presidência.

marcelo no museu de abrantes 2022 (2)

Antes de visitar o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA), o Presidente da República percorreu a pé algumas ruas do centro histórico de Abrantes onde contactou com a comunidade e fez ainda uma breve visita à Biblioteca Municipal António Botto.

No MIAA, museu que celebrou o seu primeiro aniversário a 8 de dezembro, o Presidente da República visitou as exposições permanentes com a Coleção Municipal de Arqueologia e Arte, a Coleção Estrada e a Coleção Maria Lucília Moita, e as exposições temporárias com obras de Martin Brion, Luís Paulo Costa, Heitor Figueiredo e do Mestre José Pimenta.

marcelo no museu de abrantes 2022 (2)
Marcelo Rebelo de Sousa assinou o Livro de Honra do Município de Abrantes. Foto: CMA

No final da visita, Marcelo Rebelo de Sousa assinou o Livro de Honra do Município de Abrantes e recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, uma serigrafia de Maria Lucília Moita. “Dos vários museus que visitei em Abrantes, fiquei surpreendido e gostei imenso daquilo que foi o tratamento museológico na Igreja de Santa Maria do Castelo e o MIAA que é um museu muito diversificado, que cobre tudo, desde a pré-história até aos nossos dias, com peças daqui e de todo o mundo e sobretudo porque são museus muito atuais”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa no final da visita aos Museus de Abrantes, em declarações aos jornalistas.

marcelo no museu de abrantes 2022 (2)
Marcelo recebeu a oferta de uma serigrafia de Maria Lucília Moita. Foto: CMA

Para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “ter aqui o Sr. Presidente da República é um grande orgulho, uma grande satisfação e um grande motivo para nos incentivas a fazermos mais e melhor e é também uma resposta ao que tem sido um grande investimento do Município na Cultura e na nossa Rede de Museus”. “Estamos em vésperas de inaugurar o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida e fechar esta constelação de Museus em Abrantes com a esperança de que possamos receber muitas visitas em Abrantes”, concluiu Manuel Jorge Valamatos.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO