Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioAmbienteSantarém - Grupos Montalva, Valsabor e Maporal criam unidade de valorização de...
banner-complexo-aquático

Santarém – Grupos Montalva, Valsabor e Maporal criam unidade de valorização de subprodutos animais num investimento de 4 milhões de euros

Investimento conjunto permite criar unidade industrial que fomenta a economia circular ao transformar subprodutos de origem animal em Energia e Proteína. Petaqua está localizada em Santarém e gera mais de duas dezenas de empregos.

Os grupos Montalva, Valsabor e Maporal, referências no sector agropecuário em Portugal, inauguraram hoje um investimento conjunto de 4 milhões de euros na criação de uma inovadora unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal.

Unidade em Santarém cria 20 empregos

Localizada em Santarém, a Petaqua surge com o objectivo de ” aprofundar a cadeia de valor do sector e reforçar a sua sustentabilidade através da transformação dos subprodutos desaproveitados em energia e proteína, fomentando, desta forma, a economia circular”.
Os promotores consideram que “este projeto reforça a importância que o setor agroindustrial tem para o país, enquanto agente mobilizador da economia nacional, da economia circular e da inovação”.
A PetAqua empregará mais de duas dezenas de pessoas e procurará explorar oportunidades tanto no mercado nacional como internacional.

Subprodutos aproveitados para fertilizantes, biodiesel e rações para animais

Os seus produtos podem ser utilizados nos mercados da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel, ajudando outros sectores a reforçar a sua própria sustentabilidade.

“Além de contribuírem positivamente para a balança comercial do país, estes produtos contribuem para a sustentabilidade ambiental, uma vez que a alternativa passa pela importação adicional de fontes proteicas vegetais e fontes energéticas não renováveis, como a soja e o petróleo, respetivamente”, salientam os promotores.

Unidade inaugurada em Santarém

A nova unidade, que ocupa uma área de 6.000 metros quadrados, foi hoje inaugurada pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, com presença dos representantes dos Grupos Montalva, Valsabor e Maporal.

Três grupos agropecuários cooperam neste projeto

A Pet Aqua nasceu da junção de esforços dos três grupos para reforçar a sustentabilidade do sector da proteína animal. As três empresas decidiram cooperar e avançar num investimento conjunto por considerarem que a economia circular sustentável é benéfica para a comunidade, permitindo ganhos ambientais significativos, bem como criadora de valor económico, já que permite valorizar subprodutos desaproveitados. A administração da nova empresa será partilhada pelos três grupos e está empenhada nesta criação de valor económico, social e ambiental.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024