A Comissão Diretiva do COMPETE 2020 – Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização visitou, no dia 12 de dezembro, as empreitadas em curso de Reabilitação do Sistema de Tratamento de Alcanena e que são cofinanciadas no âmbito do Eixo VII – REACT-FEDER do Programa Operacional COMPETE 2020.
A comitiva do COMPETE 2020 esteve representada pelo presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão, Nuno Mangas, pela vogal da Comissão Diretiva, Alexandra Vilela, e pelo responsável da Coordenação dos Fundos 2021-27, Francisco Ramires.
A comitiva reuniu com a administração e técnicos da AQUANENA e com o presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, analisando em conjunto o grau de execução das várias intervenções prioritárias em curso na 1ª. fase de execução do Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena.Na reunião esteve também presente o Prof. Saldanha Matos, da HIDRA, empresa consultora da AQUANENA para a elaboração do Plano Estratégico, de dois dos projetos em curso no âmbito dos investimentos prioritários e também do processo de concurso de conceção-construção para a implementação da solução de afinação final do efluente tratado na ETAR, que se encontra em fase de conclusão.
Desde a assinatura do termo de aceitação relativo a este financiamento, que ocorreu em março de 2022, a AQUANENA, tem vindo a reportar regularmente, os desenvolvimentos das diferentes empreitadas, bem como os constrangimentos com que se tem deparado, face à conjuntura mundial, nomeadamente, a escassez de matérias-primas, autómatos e componentes eletrónicos, com efeito no alargamento dos prazos de execução inicialmente previstos.