escola futebol

Descubra o papel das associações de futebol em Portugal

Sabe qual o papel das associações de futebol em Portugal? Veja tudo o que é preciso saber sobre as funções dos organismos que gerem o futebol no nosso país.

Qual o papel das associações de futebol em Portugal: tudo o que é preciso saber

 As associações de futebol são responsáveis por gerir todo o futebol em Portugal, atuando tanto nos escalões seniores como na formação. Mas sabe quais as outras tarefas e funções destas entidades? Veja tudo o que precisa saber neste artigo…

O futebol é o maior desporto em Portugal e é jogado em praticamente todas as cidades, vilas e aldeias do país. Por esse motivo, é preciso gerir tudo o que envolve esta modalidade, algo que está a cargo das associações de futebol em Portugal. No entanto, estes organismos fazem muito mais do que organizar os jogos. Por esse motivo, pode ver tudo o que precisa saber sobre as associações de futebol em alguns sites onde também pode aproveitar e leia aqui sobre o código promocional bwin.

O que são as associações de futebol em Portugal?

 As associações de futebol são os organismos responsáveis, a nível distrital, por todas as competições oficiais de futebol 11, futsal e futebol de praia. E elas intervêm nos escalões séniores e também nos de formação, e tanto para as equipas do sexo masculino como feminino.

Ao todo, existem 22 associações de futebol em Portugal, que correspondem aos 18 distritos do continente, um na Madeira e mais três nos Açores (que derivam dos distritos que existiam anteriormente no arquipélago). Todos estes organismos, além de reconhecidos pelo Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), estão integrados na Federação Portuguesa de Futebol, que tutela o seu funcionamento.

Qual o papel das associações de futebol em Portugal nos jogos?

 Estas entidades são responsáveis pelos campeonatos, taças e troféus distritais e todos os outros jogos de cariz oficial. Elas tratam dos sorteios e organizam o calendário de jogos e indicam os árbitros para as diversas partidas. E, para competições nacionais e internacionais a nível distrital, como a UEFA Regions Cup, elas escolhem os atletas que integram as seleções das associações de futebol.

Além disso, com base nos cartões acumulados e outros incidentes que ocorram, as associações distritais indicam os mapas de castigos com as suspensões e outras penalizações aos jogadores e equipas. E, como responsáveis por tudo o que envolve o jogo, as associações distritais de futebol também autorizam e informam relativamente a transmissões desportivas e concedem as licenças para os meios de comunicação social assistirem aos jogos e partilharem as partidas em direto.

Quais as outras tarefas das associações distritais de futebol em Portugal?

Outra importante atribuição das associações de futebol em Portugal é o licenciamento. Ou seja, elas são responsáveis pelas vistorias aos campos e pavilhões, formar os treinadores e árbitros e ainda dar licenças às equipas e dirigentes e outros agentes desportivos.  Para isso são ministrados diversos cursos e formações, que depois dão o reconhecimento aos profissionais e, dessa forma, o direito a estarem na área reservada aos elementos do jogo.

Para cumprirem as suas funções, as associações de futebol em Portugal têm diversos órgãos de gestão com diferentes tarefas. Existem, por exemplo, os Conselhos de Disciplina, de Justiça, de Arbitragem, Fiscal e Técnico, cada um com diferentes atribuições e organização interna, composta por um Presidente, Vice-Presidentes e vários vogais.

As Associações distritais também são responsáveis pela proteção e compensação aos praticantes de futebol, futsal e futebol de praia. Para isso, elas integram os jogadores, árbitros e outros elementos dentro de seguros coletivos, que depois são responsáveis por ressarcir os atletas e outros intervenientes do jogo em caso de acidentes ou lesões.

Por fim, há que destacar ainda um enorme papel das associações de futebol em Portugal, que passa pela divulgação deste desporto e de tudo o que o envolve. E, dessa forma, as associações conseguem atrair cada vez mais atletas para o futebol, futsal e futebol de praia e dão um enorme impulso para a prática do desporto e da atividade física em todos os locais do nosso país.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024