A jornada Mundial da Juventude vai realizar-se de 1 a 6 de agosto de 2023 na cidade de Lisboa, prevendo-se a participação de mais de um milhão de peregrinos. A Jornada vai ser encerrada pelo Papa Francisco e conta já com mais de 200 mil pessoas inscritas.
A Diocese de Santarém vai acolher milhares de peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude, em conjunto com as Dioceses de Setúbal e de Lisboa.
Para nos falar do papel da região na Jornada Mundial da Juventude falamos com dois jovens voluntários – Leonor Vital, da equipa de angariação e gestão de voluntários, e Pedro Cardoso, da equipa logística.
A Diocese de Santarém, que integra vários concelhos da região, tem um papel importante na Jornada Mundial da Juventude e conta com um Comité Organizador Diocesano para a Jornada Mundial da Juventude, de que os nossos convidados fazem parte.
Desde 2019 que estão a ser realizados os preparativos para acolher da melhor forma os mais de um milhão de peregrinos aguardados em Portugal. Na Diocese de Santarém já há mais de mil voluntários a trabalhar com o Comité Organizador Diocesano, nos preparativos para acolher nas suas terras os peregrinos vindos de todo o mundo. Um imenso trabalho logístico que envolve as mais diversas entidades, desde as autarquias aos bombeiros, grupos de escuteiros, entre outros. Muitos peregrinos irão ser recebidos em casa de famílias de voluntários, mas muitos outros irão pernoitar em instalações coletivas como pavilhões desportivos. Para ser voluntário, basta preencher um formulário na paróquia local.