Segunda-feira, Abril 15, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazer"O Tempo não vai apagar", o livro de Susana Branco dedicado à...

“O Tempo não vai apagar”, o livro de Susana Branco dedicado à história, património e tradições de São Vicente do Paul

A Casa de Convívio de São Vicente do Paúl acolheu no dia 17 de dezembro o lançamento do livro “São Vicente do Paul / Santarém / Ribatejo /Portugal/ O Tempo não vai apagar”, da autoria de Susana Veiga Branco.

capa livro susana veiga branco sao vicente paul livro

O livro de Susana Veiga Branco é dedicado à história, ao património e às tradições das gentes da freguesia de S. Vicente do Paúl.

O presidente da União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira enalteceu a obra: “Que orgulho para a nossa terra, que orgulho para todos nós, que orgulho para o Concelho de Santarém e para o país. Este livro é o Portugal Ribatejano de há muitos anos atrás e de agora, é a nossa história, as nossas lembranças, o nosso património. É a nossa riqueza.”

O presidente da União de Freguesias Ricardo Costa com susana veiga branco sao vicente paul livro
O presidente da União de Freguesias Ricardo Costa com Susana Veiga Branco autora do livro

A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira colaborou neste projeto e desde o seu início que viu nele uma grande mais valia, fazendo questão de divulgar São Vicente enquanto freguesia ribatejana, com toda a sua riqueza patrimonial, disse Ricardo Costa.

O livro tem prefácio assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, e conta cerca de quinhentas páginas com um vasto conjunto de fotografias atuais e de outras gerações.

lançamento do livro de susana veiga branco sao vicente paul livro
Lançamento do livro de Susana Veiga Branco na Casa de Convívio de São Vicente do Paul

O lançamento do livro contou com a apresentação de Florinda Matos e introdução de Martinho Vicente Rodrigues, sendo encerrado pelo Presidente do Município.

Segundo a autora, “Um património feito de pessoas, de lugares, de objetos, história e histórias que assim não ficarão esquecidas no tempo mas sim reavivadas. Este livro é o xaile e os brincos das avós, é o calor e o amor que nos afaga a alma. Independentemente de gerações, toda esta memória fica viva, mesmo para quem já não está aqui fisicamente, mas a memória permanecerá.”

Susana Veiga Branco agradeceu “ao CIJVS-Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, na pessoa do seu diretor, Martinho Vicente Rodrigues o incentivo e toda a colaboração, assim como à União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, na pessoa do seu presidente Ricardo Costa e também à Câmara Municipal de Santarém, na pessoa do seu presidente Ricardo Gonçalves, por todo o apoio prestado, tornando assim possível a obra”.
Agradeceu “de uma forma muito especial à população de São Vicente do Paúl, que participou e forneceu muita da informação que se encontra no livro”.

lançamento do livro de susana veiga branco sao vicente paul
Apresentação do livro de Susana Veiga Branco

O livro pretende “salvaguardar o património cultural material e imaterial de São Vicente. A diversidade cultural e a dimensão humana estão sempre presentes em todas as páginas. A sensibilização e a educação para os temas e para a sustentabilidade são igualmente prioridade”.

Segundo Susana Veiga Branco, “Este livro tem risos, lágrimas, tem o suor do trabalho do campo, tem a perícia de mãos hábeis, tem dor, angústia, tem o revolver a terra, tem água, tem poesia, tem sabedoria, tem-nos a todos nós!”.

susana veiga branco sao vicente paul livro (2)
Susana Veiga Branco no lançamento do livro

Perante as cerca de 200 pessoas que assistiram ao lançamento do livro, a autora referiu que “juntos, reencontrámos histórias e lugares, juntos recordámos pessoas e factos, juntos fomos a tempos onde era impossível estar por não existirem mais ou por ainda não ser nascida na altura, mas é como se estivesse lá convosco nessas épocas. Estive convosco a ver os peixes na água límpida do rio, estive convosco à porta da igreja para conseguir trabalho, bordei convosco, tirei o retrato na feira, fui artesã e mais que tudo, convosco fui e sou feliz!”.

A obra está agora disponível na Junta de Freguesia de São Vicente do Paúl – União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira.

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar