Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioMundoMissão portuguesa na Turquia liderada pelo ex-comandante dos Bombeiros de Santarém
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Missão portuguesa na Turquia liderada pelo ex-comandante dos Bombeiros de Santarém

A equipa portuguesa que está em Antáquia ainda não encontrou qualquer pessoa com vida naquela que é uma das cidades mais afetadas pelo sismo, mas a esperança “nunca vai morrer” até à hora de desmobilização, garante o comandante da missão.

equipa portuguesa na turquia
Missão portuguesa na Turquia. Foto: ANEPC

“Infelizmente, ainda não encontrámos ninguém com vida. Já passámos por muitos mortos, mas o objetivo é encontrar alguém com vida e resgatá-la”, afirmou à agência Lusa o comandante da operação portuguesa no terreno, José Guilherme.

No local, estão 52 operacionais da Proteção Civil, GNR e emergência médica, incluindo seis cães, divididos em duas equipas que fazem turnos de cerca de 12 horas, trabalhando 24 sobre 24 horas no apoio aos esforços de busca e salvamento, desde o dia que chegaram, quarta-feira, a Antáquia, no sudeste da Turquia.

José Guilherme, ex-comandante dos Bombeiros de Santarém, lidera a missão portuguesa na Turquia

José Guilherme São Marcos, de 52 anos, antigo comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, e atual Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Regional do Alentejo, lidera a missão da Força Operacional Conjunta nacional que chegou à Turquia pelas 22h00 da passada quarta-feira.

José Guilherme foi comandante da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém desde maio de 2018 até 2021, ano em que assumiu as funções de Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo. Antes dos Sapadores de Santarém, José Guilherme foi segundo Comandante Operacional Distrital de Santarém, cargo que exerceu entre 2013 e 2018.

Nascido em Coruche há 52 anos, José Guilherme São Marcos foi bombeiro profissional naquela vila ribatejana desde 1985 e em Santarém entre 1987 e 2008, altura em que foi nomeado segundo comandante e depois comandante dos Bombeiros Voluntários de Benavente.

Licenciado em engenharia de proteção civil e com formação complementar em várias áreas ligadas ao setor, José Guilherme tem uma vasta experiência, incluindo uma missão internacional nas cheias em Moçambique, em 2000 e 2001. Foi também formador externo Escola Nacional de Bombeiros e tem vários louvores e condecorações no desempenho das funções.

equipa portuguesa na turquia
Equipa portuguesa de busca e salvamento em ação na Turquia. Foto: ANEPC

José Guilherme: “Estamos crentes de ainda podermos encontrar sobreviventes”

Os dias passam e “a janela de tempo é cada vez mais fechada, mas a esperança nestas equipas nunca vai morrer”, assegura José Guilherme.

“Até à hora de desmobilização, estaremos sempre crentes de podermos encontrar alguém com vida”, vincou, sublinhando, no entanto, que, face aos dias que já passaram, encontrar uma pessoa com vida, no meio dos escombros será “um milagre”.

Filipe Rocha, chefe da equipa que esteve hoje a trabalhar na baixa de Antáquia de manhã, admite que o trabalho “é frustrante”, no entanto, também mantém a mesma esperança do seu comandante.

“Estamos a dar o nosso melhor e, embora tenham passados seis dias, estamos confiantes de que ainda vamos salvar alguém”, vincou.

No terreno, operacionais usam ‘drones’ para mapear a área afetada e sinalizar edifícios particularmente críticos, enquanto outros profissionais procuram nas ruínas possíveis sobreviventes, com recurso a cães, que estão treinados para sinalizar se detetarem sinais de vida por entre os escombros.

Apesar do comandante José Guilherme admitir que o trabalho acaba por ser “inglório”, é “um trabalho muito honrado”.

“Estas equipas têm-se empenhado naquilo que são as suas competências, valências e profissionalismo”, realçou.

Para José Guilherme, o trabalho dos operacionais portugueses tem sido marcado “pelo empenho, disponibilidade e abnegação”.

“O povo português deve ter orgulho destes profissionais”, acrescentou o comandante.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar