Uma semana depois da equipa de juvenis, a festa vitoriana voltou a sair à rua na noite deste domingo: o Vitória Clube de Santarém sagrou-se campeão distrital de futsal no escalão de juniores masculinos!
O feito foi consumado na última jornada do Campeonato Distrital da AF Santarém, na qual os vitorianos necessitavam de somar os três pontos na receção à ADC Lírios do Campo, 8.º classificado da prova. Resultado: triunfo categórico por 23-0, numa Nave Municipal que convida cada vez mais a população escalabitana a desfrutar de grandes espetáculos de futsal.
Depois de um início aos soluços na competição, com cinco pontos perdidos logo nas quatro rondas inaugurais, só uma extraordinária sequência de 12 triunfos consecutivos permitiu aos comandados de Ricardo Catrola e João Correia superiorizar-se na linha da meta ao Clube Desportivo Os Patos, que assim, com menos um ponto na tabela, se viu relegado para a 2.º posição. Para a história, fica também o melhor ataque da competição, com 160 golos apontados, e a melhor defesa (apenas 25 tentos encaixados).
Assente maioritariamente numa base de atletas que vem crescendo no clube há largas temporadas, a equipa contou com um total de 22 jogadores utilizados ao longo desta caminhada: Diogo Delgado, Diogo Pedro, Xavi Malpique, Zé Miguel, João Coelho “JP”, Rodrigo Ramos, André Paulo, Adrian Pereira, Diogo Marques, Miguel Canha, Afonso Musa, Alex Pereira, João Silva, Rahmatullah Salimi, Francisco Ferreira, e os juvenis Rafa Santos, Mário Brasileiro, Diogo Canha, Martim Ferreira, Pedro Coelho, Cristiano Bernardino e Francisco Rosa.
Esta é a 4.ª vez que o Vitória Clube de Santarém celebra o título de campeão neste escalão, um troféu que lhe fugia desde 2018, e que vale agora mais uma presença na Taça Nacional da categoria.
No total, são quatro as competições nacionais em que o clube empunhará a bandeira do concelho de Santarém até final da presente temporada, com os juniores masculinos a juntarem-se às sub-19 femininas e aos sub-15 e sub-17 masculinos, num cenário nunca visto até então no panorama do futsal distrital.
Vitória em todas as finais da Taça
Os juniores masculinos são, precisamente, uma das equipas do Vitória Clube de Santarém que irão pontificar, já no próximo fim de semana, nas três grandes finais da Taça Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Santarém.
No sábado, 11 de março, a ação decorre em Torres Novas, no Palácio dos Desportos, com os juvenis masculinos vitorianos, campeões distritais, a defrontarem o CR Casal do Grilo (vice-campeões) às 15h00, seguindo-se a partida de juniores, às 18h00, frente ao CD Os Patos (também vice-campeão da categoria).
Já no domingo, mas em Alcanena, chega a vez de a equipa sénior feminina defender o título conquistado em 2021/22, defronte da Juventude Ouriense, recém-sagrada campeã interdistrital das AF Santarém e Castelo Branco.
Seniores masculinos seguram liderança do Campeonato
A equipa sénior masculina de futsal do Vitória Clube de Santarém não desarma no 1.º lugar do Campeonato Distrital, tendo somado mais três pontos, no sábado, na receção ao Benavente FC, fruto de um triunfo expressivo por 6-1.
Perante a equipa que lhes infligiu a única derrota na prova, ainda em novembro de 2022, os vitorianos aplicaram todo o futsal de qualidade que vêm evidenciando, somando o 13.º encontro oficial consecutivo sem conhecer o sabor amargo da derrota (12 vitórias e apenas 1 empate), naquela que é a melhor sequência do historial do emblema azul e branco.
Agora, o foco do jovem conjunto orientado por João Correia está na 1.ª mão das meias-finais da Taça Distrital, que se realiza no domingo, 12 de março, às 20h30, na Nave Municipal de Santarém, diante da CB Golegã, vice-líder do Campeonato.
Confira já todos os resultados do Vitória Clube de Santarém no fim de semana de 4 e 5 de março:
SENIORES MASCULINOS: Vitória C. Santarém, 6 x Benavente FC, 1
(João Peitaço 2, Miguel Garcia 2, Bernardo Bernardino, Adrian Pereira)
SENIORES FEMININOS: NJ Proença-a-Nova, 1 x Vitória C. Santarém, 7
(Conxi 2, Maria Machado 2, Catarina Menino, Carolina Clemente, Filipa Pedro)
JUNIORES MASCULINOS: Vitória C. Santarém, 23 x ADC Lírios do Campo, 0
(Xavi Malpique 4, Adrian Pereira 4, Zé Miguel 3, Rodrigo Ramos 3, Diogo Marques 3, André Paulo 2, Miguel Canha, JP, Diogo Delgado, autogolo)
JUVENIS MASCULINOS “AZUIS”: CAD Coruche, 2 x Vitória C. Santarém, 2
(Carlos Bernardino 2)
JUVENIS MASCULINOS “BRANCOS”: Benavente FC, 3 x Vitória C. Santarém, 4
(Gui Casaca 3, Francisco Montez)
INICIADOS “AZUIS”: Vitória C. Santarém, 1 x CS São João, 3
(Tomás Fernando)
INICIADOS “BRANCOS”: Vitória C. Santarém, 10 x AAD Rio Maior, 2
(Afonso Brejo 3, Duda 2, Kiko Simões 2, Guilherme Carvalho 2, David Frazão)
INFANTIS “AZUIS”: CB Golegã, 0 x Vitória C. Santarém, 17
(João Esteves 7, Santi Machado 5, Francisco Coelho 2, Josué Mendes, Tomás Fernando, Victor Faria)
BENJAMINS “AZUIS”: Laranja Mecânica FC, 1 x Vitória C. Santarém, 9
(Isabel Inácio 3, Guilherme Vieira 2, Afonso Silva 2, Tomé Santos, Afonso Oliveira)
BENJAMINS “BRANCOS”: Vitória C. Santarém, 14 x Benavente FC, 2
(Davi Araújo 3, Afonso Oliveira 3, Afonso Silva 2, Manuel Monteiro, Dinis Conceição, Enzo Dias, Eliezer Dias, Denis Leonor, Kiko Silva)