Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerUxía, João Afonso, Vitorino e António Zambujo nas comemorações de Abril em...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Uxía, João Afonso, Vitorino e António Zambujo nas comemorações de Abril em Santarém

Espetáculos musicais, teatro, cinema, exposições, arruadas, apresentação de livros, mesas redondas, conferências e o projeto Abril’Arte em todas as freguesias do concelho integram o programa comemorativo do 25 de Abril em Santarém, apresentado esta segunda-feira, dia 20 de março, na Porta de Armas, da ex-Escola Prática de Cavalaria, numa organização do Município de Santarém através do projeto Municipal Santarém Cultura e da Comissão 25 de Abril. Este ano, a programação é dedicada a Teresa Rosário Lopes Moreira, companheira das Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém-Associação Cultural, recentemente falecida.

Santarém celebra o 25 de Abril com a maior programação em 49 anosapresentação programa 25 abril Santarém 2023

A apresentação da programação da Revolução dos Cravos contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia scalabitana, de Madeira Lopes, da Comissão do 25 de Abril, de Nuno Domingos, vereador com o pelouro da Cultura do Município de Santarém, de João Leite, vice-presidente da Câmara de Santarém e do vereador Diogo Gomes.apresentação programa 25 abril Santarém 2023

O presidente do Município de Santarém, Ricardo Gonçalves destacou a importância do local escolhido para a apresentação da programação dos 49 anos da Revolução dos Cravos, nomeadamente a Porta de Armas, da ex-Escola Prática de Cavalaria, pois foi daqui que Salgueiro Maia rumou a Lisboa com a sua coluna militar na madrugada de 25 de abril de 1974 contra a ditadura, um dia inesquecível para a história do país. Santarém, segundo Ricardo Gonçalves, foi desde a primeira hora, “elemento central de Abril, razão suficiente para que o município celebre, mais uma vez “condignamente e com redobrado orgulho”, o 25 de Abril com múltiplas iniciativas.

Santarém não vai ser a cidade sede das comemorações dos 50 anos de Abrilapresentação programa 25 abril Santarém 2023

O autarca revelou que Santarém não foi a cidade escolhida para acolher as comemorações nacionais dos 50 anos do 25 de Abril em 2024. “Não seremos o grande palco, mas seremos um dos palcos principais das comemorações em Portugal”, declarou.

João Madeira Lopes: Programa resulta de conjugação de esforços crescenteapresentação programa 25 abril Santarém 2023

O presidente da Comissão do 25 de Abril em Santarém, João Madeira Lopes, destacou a “conjugação de esforços cada vez mais crescente” que tornou possível a programação deste ano, salientando o fato de ele  incluir a grande iniciativa  ‘Há Festa no Jardim’, no dia 25 de Abril, com animação permanente no Jardim da República, a cargo de várias entidades e organismos culturais, assim como a celebração dos 11 anos do núcleo de Santarém da Associação José Afonso criada no dia 31 de março de 2012, com um  grande concerto com Uxía e João Afonso, no dia 31 de março, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira.

A apresentação do programa dos 49 anos da instauração da Democracia e da Vitória da Liberdade em Portugal, esteve a cargo do vereador com o pelouro da Cultura, Nuno Domingos, que realçou o vasto programa que conta com cerca de 60 iniciativas, na cidade e nas freguesias do concelho.

Na presença de um dos Capitães de Abril, coronel Joaquim Correia Bernardo, Nuno Domingos evocou a data que trouxe a democracia a Portugal e honrou os homens envolvidos no golpe que depôs o regime do Estado Novo.apresentação programa 25 abril Santarém 2023

O vereador da Cultura frisou alguns dos muitos pontos altos, como a evocação a Teresa Rosário Lopes Moreira, o concerto com António Zambujo, a exposição ‘Portugal em Autocolantes’ cuja recolha de mais de 8 mil autocolantes sobre várias temáticas foi efetuada em vida pelo Dr. Martins Leitão, um dos advogados mais antigos da cidade de Santarém agraciado com a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados, assim como a exposição ‘Memórias de Abril’ com fotografias sobre o 25 de Abril da autoria de Marques Valentim.apresentação programa 25 abril Santarém 2023

Nuno Domingos, ressaltou a importância do projeto Abril’Arte, este ano com 25 ações em todas as freguesias do concelho. O projeto foi criado pelo ator e dinamizador cultural Carlos Oliveira ‘Chona’ e de acordo com o autarca “levará muita alegria e memórias às freguesias com espetáculos para todos”, destacando ainda que o “Abril’Arte teve um forte crescimento e foi desde a primeira hora abraçado por todos os presidentes das Juntas de Freguesia”.apresentação programa 25 abril Santarém 2023

 Uxía e João Afonso

A programação arranca no dia 31 de março, com o concerto de Uxía e João Afonso, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira, para celebrar os 11 anos do. Uxía, considerada a grande dama da música galega, possui um percurso artístico com mais de 3 décadas, no qual renovou a música tradicional galega, ligando-a com as culturas atlânticas e misturando-a com morna, fado e ritmos brasileiros. João Afonso, sobrinho de José Afonso, é cantautor de raiz tradicional portuguesa e apresenta no seu trabalho canções com ritmos africanos e múltiplas sonoridades.

Vitorino no Teatro Sá da Bandeira

No dia de 1 abril, mais um concerto, desta vez com Vitorino, também no palco do Teatro Sá da Bandeira, às 21h30. Neste espetáculo, Vitorino vai entoar músicas sobre o Alentejo, a liberdade, os poetas e os amigos.

Tons de Abril

Tons de Abril, é o nome do concerto marcado para o dia 15 de abril, às 21h30, no Convento de São Francisco. Um concerto com o maestro Miguel Galhofo e o Coro da Associação Cultural Cantar Nosso, onde a poesia, o canto e a música de mãos dadas vão reviver o melhor da música e da poesia escrita por muitos portugueses antes e depois da Revolução dos Cravos, sobre as ideias de liberdade e solidariedade e contra a ditadura. Em palco, cerca de quarenta coralistas, um ensemble instrumental composto por piano, guitarra, baixo, percussão e sopros sob a direção de Miguel Galhofo.

 Tributo a Chico Buarque

No dia 22 de abril, o Teatro Sá da Bandeira é palco de um tributo a um dos ícones da música brasileira, Chico Buarque, às 21h30, com os artistas Thais Motta e Marcus Lima.  ‘Quem te viu quem te vê’ é nome de uma canção de Chico Buarque e batiza este projeto que combina artes plásticas e música para celebrar o músico. O espetáculo é acompanhado de uma exposição de caricaturas feitas em homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque. Os artistas Thais Motta e Marcus Lima vão apresentar um repertório dedicado à obra de Chico Buarque, passeando por muitos dos seus sucessos como ‘Noite dos Mascarados’, ‘Cálice’, ´O que será’, ‘Gota d’Água’, ‘Olhos nos Olhos’, ‘Todo Sentimento’, entre muitos outros.  O espetáculo conta com arranjos e direção musical do premiado maestro e pianista, Cristóvão Bastos. A direção artística é de João Carino, que já assinou a produção de dezenas de espetáculos e álbuns musicais, incluindo um projeto do próprio homenageado, o CD ‘Chico Buarque de Mangueira’ (1997 pela BMG Brasil) e o roteiro e conceção, de João Carino e Marcos Gomes. A formação conta igualmente com João Lyra no violão, Dudu Oliveira nos sopros, Bororó no baixo e Thadeuzinho na bateria e percussões, todos músicos com carreira consolidada na história da música popular brasileira.

António Zambujo no CNEMA

Um concerto com António Zambujo, um dos maiores representantes da música, cultura e língua portuguesa, na noite de 24 de abril é outros dos destaques do programa comemorativo da Revolução dos Cravos. É às 21h30, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA). O percurso do músico, que começou por ser traçado de forma distinta entre o fado e o cante alentejano e depois por músicas de influência brasileira, apresenta agora um novo álbum de originais. Uma nova visão do mundo de António Zambujo, sempre pronto a espelhar um pouco da sua realidade nas músicas que canta.

 Exposições para celebrar Abril

O programa contempla também várias exposições. ‘Portugal em Autocolantes’ é uma das mostras em exposição a partir do dia 1 de abril, às 12h30, no W. Shopping. A recolha foi efetuada em vida pelo Dr. Martins Leitão, um dos advogados mais antigos da cidade de Santarém agraciado com a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados.

No mesmo dia (1 de abril), o Jardim da República recebe ‘Memórias de Abril’, por Marques Valentim, às 16 horas, seguindo-se às 18 horas, no Fórum Actor Mário Viegas (Centro Cultural Regional de Santarém), a inauguração da exposição de arquivo ‘Portugal em Autocolantes’. Além da exposição há uma mesa redonda e um tributo ao Dr. Martins Leitão.

 Teatro, apresentação de livros, conversas e ateliers 

O encenador e dramaturgo Ricardo Correia apresenta, dia 14 abril, a peça ‘Cartas da Guerra (61-74)’, no Teatro Sá da Bandeira, às 21h30, num espetáculo que aborda a Guerra Colonial a partir das cartas do ex-combatente e dos silêncios mantidos.

Um filho, no tempo presente, 2023, escreve uma carta ao pai de 1973. Um diálogo com cinquenta anos de atraso. Um filho que procura o seu pai com os seus 20 anos. Uma odisseia sobre a Guerra Colonial Portuguesa.

Um espetáculo que contamina o documental e o ficcional para investigar o passado colonial português.

´Os 50 anos do 3.º Congresso da Oposição Democrática – A Caminho do 25 de Abril´, edição da URAP é o nome do livro que vai ser apresentado no dia 18 de abril, às 21h30, no Fórum Actor Mário Viegas (Centro Cultural Regional de Santarém).

Mais um livro. No dia 29 de abril, às 16 horas, a Sala de Leitura Bernardo Santareno, recebe a apresentação do livro ‘Cadeia de Caxias: a representação fascista e a luta pela liberdade’ da URAP.

No dia 21 de abril, a escritora Irene Pimentel vai falar sobre ‘Os Bufos da Pide’, às 19 horas, na Sociedade Recreativa Operária de Santarém.

No Fórum Actor Mário Viegas (Centro Cultural Regional de Santarém), no dia 22 de abril, há ateliers entre as 10 e as 16 horas, promovidos pelo Núcleo RASGO. Será um dia de portas abertas à comunidade no âmbito da produção de conteúdos de diversas formas artísticas (ilustração, som, design, fotografia e vídeo). O artista BIGOD (João Domingos) vai estar igualmente de portas abertas, na Rampa Frei Luís de Sousa, nº 3, com a técnica de stencil.

A não perder também neste dia é mais uma edição da Scalabis Night Race, entre as 15 e as 21 horas, organizada pela Associação Scalabis Night Runners Club. (Consultar programa próprio)

Ainda no dia 22 de abril, tem lugar uma mesa redonda sobre ‘Políticas e Práticas de Arquivo no Teatro em Portugal’, às 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com curadoria de   Carlos Manuel Oliveira e Ana Bigotte Vieira. A iniciativa vai ter como oradores Américo Rodrigues, Maria João Brilhante e Nuno Moura, sendo moderada por Ana Bigotte Vieira. Produção: Associação Parasita; Co-Produção Santarém Cultura; Apoio Direção Geral das Artes- Governo de Portugal.

25 de abril

O dia 25 de abril vai ser marcado por um vasto leque de iniciativas. Entre as 10h30 e as 16h45, ‘Há Festa no Jardim’, nomeadamente no Jardim da República, onde se vão juntar várias associações e agentes culturais para celebrar a liberdade. Além da ADDTremez & Phil ‘s Place Santarém, a ação conta com a Livraria Aqui Há Gato, o Conservatório de Música de Santarém, a Escola de Música da Sociedade Recreativa Operária, o Grupo Infantil de Dança Regional de Santarém, a Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), Vaca Magra, o Veto Teatro Oficina, entre muitos outros.

E às 11 horas, ‘Bandas acordam a cidade’.  Em várias ruas da cidade e do centro histórico, a música vai entoar com as Bandas da Sociedade Filarmónica Alcanedense, Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gansaria e ainda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho.

Meia hora depois (11h30), há ‘Cravos para Salgueiro Maia’, numa cerimónia no Jardim dos Cravos e às 13 horas, o tradicional almoço comemorativo do 25 de Abril, na ex-Escola Prática de Cavalaria.

À tarde (16h45) realiza-se o desfile da liberdade ‘Marchar pelo Futuro’, com partida no Jardim da República e términus no Largo Pedro Álvares Cabral (junto à Igreja da Graça).  O desfile vai percorrer o Jardim da Liberdade, o Largo Cândido dos Reis, a Avenida General Marquês Sá da Bandeira, o Jardim dos Cravos, a Praceta Pedro Escuro, a Rua Pedro Santarém, o Largo Cândido dos Reis, a Rua João Afonso, a Rua 1.º de Dezembro, o Terreirinho das Flores e a Rua Vila de Belmonte.

O programa do dia 25 de abril culmina com o tradicional encontro de coros, às 17h30, na Igreja da Graça. O evento conta com o Coral David de Sousa da Figueira da Foz, o Coro do Metropolitano de Lisboa, o Coro Voces Graves de Vigo (Galiza) e o Coro do Círculo Cultural Scalabitano de Santarém.

Da programação comemorativa do 25 de Abril em Santarém, que decorre até 6 de maio,  fazem ainda parte a ‘Arruada de Abril’, no dia 1 de abril, a partir das 10h30,  pelas ruas do centro histórico com a Associação Cultural Cantar Nosso e Jogos Tradicionais, evocação a Teresa Rosário Lopes Moreira, na sexta-feira, 14 de abril, às 18 horas, na sede do Jornal Correio do Ribatejo, homenagem aos companheiros da Comissão, no dia 23 de abril, às 10h30, no Cemitério de Santarém e uma homenagem a Diamantino Faustino, no dia 6 de maio, às 18h30, na Sociedade Recreativa Operária.

Teatro Sá da Bandeira celebra 25 de Abril com filmes sobre “lutas, censura, opressão e resistência”

O Teatro Sá da Bandeira vai projetar filmes às quartas-feiras durante o mês de abril, sempre às 21h30, para celebrar o 25 de Abril, numa parceria com o Cineclube de Santarém e que vai contar com a presença de alguns realizadores.

Na noite de 5 de abril é exibido ´O que podem as Palavras’, um filme de Luísa Marinho e Luísa Sequeira que vão estar presentes na sessão.  Em 1972, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa publicaram As Novas Cartas Portuguesas, abordando temas proibidos e censurados durante o Estado Novo, como a Guerra Colonial, o adultério, a violação ou o aborto. O livro foi imediatamente banido e as escritoras julgadas por crimes contra a moral. O processo judicial provocou ondas de protesto pelo mundo, construindo uma rede internacional de solidariedade. Em ´O que podem as Palavras’, as “três Marias” contam a sua própria história, antes e depois de uma das primeiras grandes lutas pela causa feminista em Portugal.

‘O Joelho de Ahed’, do realizador Nadav Lapid é projetado no dia 12, às 21h30.  Trata-se de um filme polémico e visceral, que faz um retrato podre da realidade israelita, denunciando as subtis formas de censura na supostamente muito democrática e ocidentalizada Israel. ‘O Joelho de Ahed’ está filmado de forma livre e experimental, não só em termos estéticos, mas também nas próprias formulações narrativas. É o retrato de um homem só. Um realizador (alter-ego de Lapid), que é convidado pela Direção-Geral de Bibliotecas de Israel para a apresentação de um filme, numa região remota e desértica do país, vê-se compelido a assinar um papel elencando e restringindo os temas a abordar na conversa. Isto serve de base para uma catarse moral e denunciante, em que se faz, em simultâneo, um levantamento dos fantasmas da guerra e uma exposição da podridão da política militar e ideológica do país. De referir que neste país, o joelho parte do corpo de uma jovem mulher é o mais robusto símbolo de violência e de opressão.

Dia 19 de abril chega ao grande ecrã do Teatro Sá da Bandeira ‘Cinema -Alguns Cortes: Censura’, de Manuel Mozos. O realizador vai estar presente.

A partir de várias horas de cortes realizados pela Comissão de Censura entre 1948 e 1971 conservados pela Cinemateca, Manuel Mozos assina um filme de montagem através do qual se dá a ver a violência da censura enquanto negação da possibilidade de olhar estas imagens.

Na última quarta-feira do mês, 26 de abril é exibido o filme ‘Amadeo’, de Vicente Alves do Ó. A apresentação do filme em Santarém conta com a presença do realizador.

Trata-se de um biopic dramático que explora os verdes anos do pintor modernista, futurista, cubista e expressionista, Amadeo de Souza-Cardos, que desapareceu em 1918 vitimado pela gripe espanhola.

O enredo é um tríptico que divide a vida do pintor entre França e Portugal nos anos 1916, 1911 e 1918.

Amadeo, sem esquecer as origens, lutou por instalar uma crítica absoluta da tradição ao experimentar, desconstruir e fragmentar. O pintor procurou a rotura da academia e opôs-se às normas e ao convencional, um D. Quixote que perseguia o cândido desígnio de pintar tudo o que o rodeava através da técnica do sentir.

O elenco conta com a participação de Lúcia Moniz, Ana Vilela da Costa, Manuela Couto, Ricardo Barbosa, Raquel Rocha Vieira, José Pimentão, Rogério Samora e Eunice Muñoz.

Público geral 5€ | sócios Cineclube 2,5€ | bilhete jovem até 30 anos 1€ | bilhete jovem até 30 anos sócio Cineclube entrada gratuita.

Olhares do Mediterrâneo

O Teatro Sá da Bandeira é palco do Festival de Cinema ‘Olhares do Mediterrâneo’, nos dias 17 e 18 de abril. Trata-se da 2ª extensão em Santarém.  O programa inclui filmes e debates. (Consultar programa próprio)

Abril’Arte nas freguesias do concelho de Santarém

Este ano, o programa comemorativo do 25 de Abril fica, igualmente, marcado com o projeto Abril’Arte que vai percorrer todas as freguesias do concelho de Santarém, com múltiplas atividades.

No sábado, dia 1 de abril, pelas 15 horas, no Salão de Festas da União de Casével tem lugar o espetáculo ‘Encantar Abril’, com Santos Rosa, Luís do Vale e Alexandre Caipira.

Na Póvoa da Isenta, na sexta-feira, 14 de abril, a partir das 21h30, na sede da Associação Desportiva Cruz de Cristo Atlético Clube vai acontecer uma apresentação de danças de salão pela Escola New Star Dance.

Na mesma noite de sexta-feira, 14 de abril, na Sociedade Recreio Educativa da Romeira, o Veto Teatro Oficina, juntamente com a Banda Carpintaria Royal levam ao palco o espetáculo ‘Cem Anos de Poemas e Canções, às 21h30.

Em Abrã, a Associação Cultural e Recreativa de Amiais de Cima recebe no sábado, 15 de abril, pelas 21h30, uma tradicional serenata de Coimbra, com música a cargo do Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém.

Em Amiais de Baixo, no sábado, de 15 de abril, após as 21h30, o Veto Teatro Oficina, acompanhado pela Banda Carpintaria Royal apresenta o espetáculo ‘Cem Anos de Poemas e Canções’, na Casa do Povo local.

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano e o Coro da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gansaria vão cantar na aldeia da Gançaria na noite de sábado, 15 de abril, às 21h30, na Associação Recreativa e Cultural.

No Vale de Santarém, na sede do Rancho Folclórico local, no mesmo sábado de 15 de abril, depois das 21h30, sobe ao palco o espetáculo ‘Cantar Abril’, da responsabilidade da AJA – Associação José Afonso. Conta com José Pires de Sousa na voz e viola, Enzo D’Aversa no acordeão e a voz de Deolinda Bernardo. Há ainda fados com o Hugo Faustino, Joana Possante e Diogo Pomba. Os fadistas serão acompanhados por André Ribeiro na guitarra e Ginestal Machado na viola.

Na tarde de domingo, 16 de abril, pelas 16 horas, a sede da Associação de Caçadores de Achete recebe a visita do Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

O espetáculo ‘Cantar Abril’, com a AJA – Associação José Afonso, vai até à União de Freguesias de Azóia de Cima e Tremês no final da tarde de domingo, 16 de abril. A partir das 18 horas, no espaço da Ribacoop, atua Manuel Teixeira com a sua viola e voz, juntamente com convidados.

Em Alcanede, a Associação Recreativa e Cultural, recebe na noite de sexta-feira, 21 de abril, às 21h30, um concerto da cantora Maria Café.

Em Alcanhões, no sábado, 22 de abril, a partir das 21h30, realiza-se uma serenata de Coimbra, na Casa das Coletividades, com o Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém.

Na aldeia de Arneiro das Milhariças, na noite de sábado, 22 de abril, pelas 21h30, atua a cantora Maria Café, no Centro Cultural e Recreativo Arneirense.

O Grupo de Cavaquinhos da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém, atua na Casa de Convívio de São Vicente do Paul, na noite de sábado, 22 de abril, depois das 21h30.

Em Almoster, a noite de sexta-feira, 28 de abril, a partir das 21h30, pertence ao Conservatório de Música de Santarém, que apresenta a sua Orquestra de Guitarras, Trio de Madeiras e Ensemble de Flautas, na sede da ARCFA – Associação Recreativa e Cultural da Freguesia de Almoster.

Na Moçarria há danças de salão na noite de sexta-feira, 28 de abril, após as 21h30. O espetáculo decorre no Centro Cultural Recreativo Desportivo Moçarriense, com a presença dos elementos da reconhecida ADDT-Associação de Dança Desportiva de Tremês, Escola de Danças da Moçarria e Associação Dança Phil’s Place.

Em Pernes, na tarde sábado, 29 de abril, a partir das 18 horas, junto do antigo lavadouro público, vai atuar o Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

O espetáculo ‘Encantar Abril’, chega à aldeia das Abitureiras na noite de sábado, 29 de abril, depois das 21h30. Conta com a participação dos músicos Santos Rosa, Luís do Vale e Alexandre Caipira, que se apresentam no espaço do Recinto de Festas local.

Para além destas iniciativas locais, de registar ainda que ao longo de todo o mês vão igualmente decorrer diferentes atividades em várias escolas do Concelho com a participação de António Júlio, do Veto Teatro Oficina, BIGOD – João Domingos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Jogos e Brinquedos Tradicionais, Núcleo RASGO – Waves Of Youth e Poemas e Fantasias.

Consultar toda a programação dos 49 anos do 25 de Abril em Santarém em:

 https://www.santaremcultura.pt/https://www.facebook.com/SantaremCultura

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar