António Campos abandonou as funções de presidente da Comissão Executiva na Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém.
Termina, assim, uma relação iniciada a 1 de julho de 1995, tendo apenas sido interrompida para um mandato como Diretor da Segurança Social.
“Agora, é tempo de assumir um novo desafio, num projeto inovador e desafiante, para a região e para o país”. declara António Campos, quando assume um novo desafio, como secretário-geral da InsectERA.
António Campos participa na equipa que vai gerir a implementação da Agenda Mobilizadora InsectERA, projeto cofinanciado pelo PRR. A InsectERA visa possibilitar a industrialização e comercialização de inovadores produtos com base em insetos, tanto na área alimentar (alimentação animal e humana), como na de outras indústrias (cosmética ou bioplásticos) ou no inovador setor da biorremediação.
A Agenda Mobilizadora abrange todo o ciclo de inovação, desde I&D até ao fabrico e comercialização dos produtos no mercado, apoiando-se na produção tecnologicamente avançada. Representa um conjunto de projetos e iniciativas empresariais que visam fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções com elevado valor acrescentado.
Entre os objetivos gerais da Agenda estão a criação três novas fábricas de produção de produtos derivados de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico, onde se prevê gerar 150 novos postos de trabalho. Estão também contemplados investimentos com obras de construção ou adaptação, aquisição de equipamentos produtivos, de processamento e de biodigestão, equipamentos de laboratório de controlo de qualidade, embalamento e instalação de painéis solares. Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insetos para o mercado.