Prossegue a luta da equipa sénior masculina de futsal do Vitória Clube de Santarém por aquele que seria um inédito título de campeão distrital da categoria.
No último sábado, os vitorianos receberam a Juventude Ouriense no Pavilhão Municipal de Santarém e venceram, de forma categórica, por 11-2, naquela que foi a primeira das cinco “finais” que lhes resta disputar nesta edição do Campeonato Distrital da AF Santarém.
Desde a estreia do clube em competições oficiais, na já longínqua temporada de 2005/06, e após largos anos de trabalho a formar jovens atletas na modalidade, chegou, enfim, o momento de ver resultados, com o clube a conseguir ser já extremamente competitivo no escalão sénior, num sonho alicerçado unicamente na aposta na formação.

No sábado, foram precisamente 12 os atletas oriundos das camadas jovens do clube que contribuíram para que o conjunto que vem sendo superiormente comandado por João Correia garantisse mais três preciosos pontos neste intenso “sprint” final com emblemas que conta com plantéis carregados de experiência e qualidade.
João Peitaço, com um póquer, num vício goleador adquirido após dez épocas de azul e branco (desde benjamim), foi mais uma vez um dos grandes artífices do sucesso, bem secundado na lista de marcadores por um rol de intérpretes aos quais o Vitória Clube de Santarém apresentou bem cedo a apaixonante prática do futsal: Bernardo Garcia (no clube desde o escalão de traquinas), com um bis, Luís Menino (desde os infantis), Miguel Garcia (benjamins), Xavi Malpique (benjamins), Jota (traquinas) e Bernardo Bernardino (iniciados).
Um espetáculo intenso repleto de diversos momentos entusiasmantes, com a cereja no topo do bolo a surgir já perto do final, com um soberbo golo de “letra” do capitão Miguel Garcia, momento que representa o tónico perfeito para que a comunidade escalabitana se desloque aos pavilhões da cidade para desfrutar de algum do melhor futsal que se pratica neste país.
Na verdade, para um emblema sediado num distrito longe da carga populacional de colossos como Lisboa ou Porto, conseguir assumir-se como o 2.º maior em número de atletas naquela que atualmente é a modalidade de pavilhão mais praticada em Portugal… é obra! É o Vitória a colocar o nome de Santarém ao mais alto nível na esfera desportiva nacional.
Confira todos os resultados do Vitória Clube de Santarém:
SENIORES MASCULINOS: Vitória C. Santarém, 11 x Juventude Ouriense, 2
(João Peitaço 4, Bernardo Garcia 2, Miguel Garcia, Jota, Luís Menino, Bernardo Bernardino, Xavi Malpique)
JUNIORES FEMININOS: Futsal Feijó, 1 x Vitória C. Santarém, 5
(Maria Machado 2, Maria Leonor, Catarina Menino, Lara Faustino)
JUVENIS MASCULINOS “AZUIS”: União 1919, 12 x Vitória C. Santarém, 1
(Cristiano Bernardino)
JUVENIS MASCULINOS “BRANCOS”: AAD Rio Maior, 2 x Vitória C. Santarém, 4
(Rafa Santos 2, Francisco Montez, Afonso Coelho)
INICIADOS “AZUIS”: Vitória C. Santarém “Azuis”, 2 x SL Benfica, 9
(Rodrigo Guerreiro, Ricardo Martins)
INICIADOS “BRANCOS”: Vitória C. Santarém, 8 x CAS Vicentense, 2
(Duarte Tacão 3, Duda 2, Afonso Brejo, Henrique Rodrigues, Rodrigo Guerreiro)
INFANTIS “AZUIS”: CAD Coruche, 1 x Vitória C. Santarém, 7
(Tomás Fernando 3, Francisco Coelho 2, Josué Mendes, João Esteves)
INFANTIS “BRANCOS”: CAS Vicentense, 0 x Vitória C. Santarém, 14
(Martim Girão 4, Maria Ferreira 3, Miguel Rodrigues 3, Leonor Pereira, Pedro Domingos, Salomé Carvalho)
BENJAMINS: Vitória C. Santarém “Brancos”, 5 x Vitória C. Santarém “Azuis”, 6
(Afonso Oliveira 2, Davi Araújo, Vicente da Branca, Manuel Pina; Afonso Silva 3, Kiko Silva 2, Dinis Conceição)