Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoSalvaterra de Magos assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Salvaterra de Magos assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, de 17 a 20 de abril, com a dinamização de iniciativas de Educação para a Igualdade nos Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos e para o público em geral.

As atividades serão promovidas pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) do Município, enquadradas na Fase 2 do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo – PIICIELT, contando com a parceria do Projeto Bússola – Caminho para o Futuro, CPF IPSS.

O objetivo é fomentar nos alunos valores e competências psicossociais, tais como a tolerância e o respeito pela diferença, participação cívica, autoconfiança, autoestima, entre outros, bem como a reflexão consciente e o pensamento crítico sobre temas atuais da sociedade.

A ação “Am(IG)ar – Igualdade de Género” dirige-se a todos os/as alunos/as de 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e consiste em sessões de sensibilização que visam o desenvolvimento de competências, a estimulação da reflexão e da expressividade pessoal nos/as alunos/as, mobilizando-os/as para a participação social ativa assente na tolerância e no respeito pela diferença e expressão de sentimentos e emoções de forma responsável e consciente.

Na ação “O Amor não traz Dor” serão desenvolvidas sessões de prevenção da violência nas relações dirigida a todos os/as alunos/as de 9.º anos (3.º ciclo), com o objetivo de sensibilizar para a temática e fomentar competências como a capacidade de comunicação, o pensamento crítico, a consciência e participação ativas na sociedade, a autoestima e a autoconfiança.

No dia 19 de abril, pelas 15h30, ainda sobre a temática da violência nas relações, será dinamizada na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos a sessão de sensibilização “Quem ama, cuida”, que contará com a participação e moderação de alunos da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. Esta sessão é aberta à comunidade e pretende estimular a reflexão e a participação social ativa, assente na promoção de valores e na expressão de sentimentos e de emoções de uma forma responsável e consciente.

Ao longo do mês de abril, a fachada da Capela Real/ Edifício da CPCJ de Salvaterra de Magos estará iluminada com luz azul, a cor que simbolicamente assinala o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar