Home Cultura & lazer

Inauguração da ÁVINHO com a presença da ministra da Agricultura em Aveiras de Cima

0

É já nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2023 que que se realiza a décima sétima edição da ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja. O evento é já uma tradição em toda a região e afirma-se como uma das festas do vinho mais castiças de Portugal.
A organização da ÁVINHO é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”.
Na inauguração desta décima sétima edição da ÁVINHO está confirmada a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. A cerimónia contará, ainda, com intervenções da associação de produtores Vila Museu do Vinho, do presidente da Junta de Aveiras de Cima – António Torrão, e do presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio. O arranque oficial da ÁVINHO 2023 terá lugar às 18h00, na Praça da República. Na visita inaugural às ruas do evento, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho.
Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que guardará como recordação – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos de mais de uma dezena de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

Além da constante animação com as bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na noite de sexta-feira, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa. Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.

A nível musical, a edição deste ano terá como cabeças de cartaz a cantora Rosinha, na sexta-feira, às 24h00, e o cantor José Cid com Banda, no sábado, também à meia-noite.
Após os concertos, há duas novidades nesta edição, um “Baile à Moda Antiga” e atuações de DJ’s. Os bailes terão lugar às 01h00, na sexta-feira com o Quarteto Nelson Pisco e ao sábado com o Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa. Seguir-se-á, no Largo da República, à 01h30 da madrugada, animação na sexta-feira com o DJ Zezócas & Rod Tha Funk e no sábado com o DJ Vassalo.
No que toca ao vinho e à gastronomia, poderá contar com dois momentos de prova de vinhos de produtores presentes no evento, às 18h30 na Rua do Rossio, sendo que ao sábado será acompanhado com harmonização de Torricado, numa ação de promoção da marca Azambuja Terras do Torricado. Na sexta-feira e no sábado, às 19h00, terão lugar, ainda, dois “Encontros de Chefs” seguidos de uma prova comentada de Vinhos Batoréu, iniciativas promovidas pela Adega Batoréu.
No sábado, às 16h00, as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases do “Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. Uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos ranchos folclóricos do Concelho de Azambuja.
No último dia, domingo, o Largo da República volta a atrair as atenções, com uma recriação etnográfica intitulada “A Adiafa, Fim de Safra”, mais uma vez com a participação dos grupos etnográficos do concelho, seguida da entrega de prémios às melhores ornamentações. Pelas 18h00, a tradicional arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima sétima edição da ÁVINHO.
Não faltam, assim, motivos para visitar Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho”, terra de grandes tradições vitivinícolas.
No fim de semana 14, 15 e 16 de abril de 2023, “ÁVINHO – Festa do Vinho e das Adegas”.

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Fechar
Exit mobile version