Quinta-feira, Junho 20, 2024
InícioCultura & lazerAzambuja celebra o XXIV Mês da Cultura Tauromáquica
banner-complexo-aquático

Azambuja celebra o XXIV Mês da Cultura Tauromáquica

O Município de Azambuja anuncia, para o mês de maio, o regresso em pleno do tradicional “Mês da Cultura Tauromáquica”. A vigésima quarta edição decorrerá entre os dias 01 e 24 de maio e culminará, com a realização da Feira de Maio de Azambuja, uma das mais castiças das festas ribatejanas.

Será um mês repleto de atividades ligadas à tauromaquia, com várias exposições, palestras, espetáculos, sessões de cinema, passeios, visitas e atividades de campo.

Este XXIV Mês da Cultura Tauromáquica tem início no dia 1 de maio, feriado, com a inauguração de várias exposições, organizadas pela Câmara Municipal de Azambuja. O ponto de encontro e de partida será no Páteo Valverde, pelas 18h30.

Assim, estará de volta a exposição em lonas pelas ruas da vila – “Taurus Murus”, que contará com a sua terceira edição. A iniciativa consiste na colocação de cerca de 20 telas, de grandes dimensões, que irão transportar-nos para o mundo da tauromaquia, dos seus intervenientes e particularidades, trazendo um colorido às ruas da vila de Azambuja, exaltando os valores da “festa brava” e a importância dessa herança para a identidade do nosso território. Junto de cada imagem, vai encontrar-se um QR code que permitirá ao utilizador obter mais informações e aceder ao catálogo de toda a coleção.

A segunda exposição será uma mostra de fotografia taurina intitulada “É Maio, Migo, É Maio!”, pelas objetivas de António Ribeiro e Jorge Piriquito, que estará patente no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos.

A terceira exposição deste programa é composta por várias telas da coleção do Museu Municipal, assinadas pela artista Mª Cristina Correia, e é denominada “Retratos: O Legado Tauromáquico de Maria Cristina Correia”. Estas obras estarão patentes na galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja. Com início na Biblioteca Municipal, haverá, igualmente, uma exposição de painéis com a reprodução de frases célebres.

Por fim, as janelas exteriores do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque serão a montra para recordar parte dos cartazes da primeira década do séc. XX, e que fazem parte do espólio do Museu Municipal, numa exposição intitulada “Tesouros escondidos: cartazes engalanados”.

A Câmara Municipal de Azambuja organiza, ainda, mais quatro iniciativas, ao longo deste mês de cultura tauromáquica. Ainda no dia 1, terá lugar o espetáculo “Ribatejo Con’Sentido”, combinando fado e guitarradas, toureio de salão e dança. Está marcado para as 21h30, no Centro Cultural Páteo Valverde, em Azambuja.

No dia 5, sexta-feira, anuncia-se um Desfile e Mostra de Trajes de Tauromaquia, igualmente às 21h30, no Centro Cultural Páteo Valverde.

No domingo, dia 7, haverá um cortejo desde a EPAC até à Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, em Azambuja, onde será celebrada uma Missa Campal, com início às 16h00.

No dia 17, quarta-feira, terá lugar o espetáculo “Fado, Flamenco & Cavalos” com o grupo Taconeando, pelas 21h30, no Centro Cultural Páteo Valverde, em Azambuja.

Entretanto, nas terças-feiras deste mês, sempre às 21h30, haverá um ciclo de cinema, na sala do Centro Comercial Atrium de Azambuja, com organização da associação Tertúlia Festa Brava. Oportunidade para ver ou rever, no dia 2 o filme “Homem do Ribatejo”, no dia 9 o filme “Os Toiros de Mary Foster”, no dia 16 o filme “Sol e Toiros” e, por fim, no dia 23, o filme “Sangue Toureiro”.

Nesta programação, a Tertúlia Festa Brava organiza, ainda, duas palestras, ambas no Auditório Municipal do Páteo Valverde, com início às 21h00. A 4 de maio, quinta-feira, será uma palestra intitulada “Porque vamos aos Toiros”, que terá como oradora a Mª José Garcia. No dia 19, sexta-feira, terá lugar a palestra “Tauromaquia e Psicologia Juvenil”, que contará com o testemunho de David Guillién.

A Junta de Freguesia de Azambuja participa neste Mês da Cultura Tauromáquica promovendo duas iniciativas. No dia 6, organiza uma visita ao Centro Equestre Quinta do Falcão, em Tomar, com início às 09h00. No dia 20, às 15h00, fará a inauguração de uma obra de Arte Urbana, realizada pelo muralista Tiago Hacke. Trata-se de um mural de homenagem ao Campino, executado na Rua dos Campinos em Azambuja, no designado Muro da Olaria.

A Associação Cultural “A Poisada do Campino” irá dinamizar três iniciativas. No dia 14, domingo, terá lugar a Festa de Campo do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja, na Várzea do Valverde, às 10h00. No dia 20, sábado, pelas 16h00, terá lugar na Praça do Município, uma sessão de Toureio a Pé comentando, com os matadores de toiros Alberto Pozo e Carlos Aranda, e os comentários de Maurício do Vale. Por sua vez, o grupo “Las Hermosas” – Escola de Sevilhanas e Flamenco da Associação Cultural “A Poisada do Campino”, realiza já no sábado, dia 6 de maio, a quinta edição do Festival de Escolas de Sevilhanas. O espetáculo está agendado para as 21h30, no Centro Cultural Páteo Valverde.

O Centro Hípico Lebreiro de Azambuja complementa esta programação com atividades equestres. No dia 7, terá lugar uma Prova de Ensino, na Várzea do Valverde, a partir das 09h00. No dia 21, também a partir das 09h00, haverá uma Prova de Corrida à Pele, inserida na 8ª Prova do Campeonato da Associação Galgueira do Centro, na Várzea do Valverde, e em simultâneo irá decorrer um Passeio a Cavalo, entre as instalações do Centro Hípico Lebreiro e o Palácio das Obras Novas. Este passeio terminará com um almoço convívio.

A União de Tertúlias de Azambuja dá igualmente o seu contributo a esta edição do Mês da Cultura Tauromáquica, com um conjunto de propostas. No dia 20, sábado, às 21h30, promove uma demonstração com o grupo “O Grupo de Pegadores ao Forcão”, que terá lugar na Praça do Município. Na quarta-feira, 24, dia que antecede o arranque da Feira de Maio, terá lugar às 22h00, um bailarico com a banda “Fiesta Lusa”, no Largo da Rossio, seguida de uma vacada marcada para as 24h00.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO