Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioRegiãoEscultura memorial da “Praça da Jorna” inaugurada na Azambuja
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Escultura memorial da “Praça da Jorna” inaugurada na Azambuja

A Vila de Azambuja inaugurou, no passado dia 13 de maio, um memorial de homenagem à tradicional “Praça da Jorna”, no local exato onde ela acontecia – o Largo do Rossio.

Tratou-se de uma iniciativa conjunta do Município de Azambuja e da Junta de Freguesia de Azambuja, que pretendeu preservar esse elemento da identidade local e da história socioeconómica da comunidade.

A “praça da jorna”, realidade nas décadas de meados do século 20, mais não era do que o encontro entre a oferta e a procura de trabalho nos campos agrícolas de Azambuja. Acontecia num espaço público, central por excelência, onde se juntavam diariamente os homens do povo à procura de um patrão que lhes desse trabalho e sustento por algum tempo.inauguracao_escultura_Praça_Jorna_Azambuja_2023 (2)

O evento inaugural contou com um tempo de conversa livre, no qual interveio o Presidente da Câmara – Silvino Lúcio, o Presidente da Junta – André Salema, os cidadãos Firmino Amendoeira e Maria do Carmo Dias, que na sua infância e juventude testemunharam na primeira pessoa a “praça da jorna”, e, ainda, o escritor Américo Brás Carlos, natural deste concelho, estudioso dessa época e autor do livro “A greve camponesa de 8 de maio de 1944 em Azambuja e no Baixo Ribatejo”, obra do mesmo contexto histórico.

A cerimónia de inauguração abriu com um momento cultural de recriação histórica da tradicional “praça da jorna”, pela Associação Terra Velhinha, grupo azambujense que se tem dedicado à pesquisa e salvaguarda do património etnográfico e sociocultural desta terra e das suas gentes.

Este conjunto escultórico “Praça da Jorna”, instalado no Largo do Rossio, bem no coração de Azambuja, é da autoria do artista plástico Pedro Marques.

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem