Quarta-feira, Junho 12, 2024
InícioCultura & lazerCartaxo recebe Odisseia Nacional
banner-complexo-aquático

Cartaxo recebe Odisseia Nacional

A iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II estará no Cartaxo com duas propostas dirigidas às escolas e um espetáculo com texto de Miguel Castro Caldas – Os Idiotas.

A Câmara Municipal do Cartaxo decidiu integrar o conjunto de municípios no pais que, ao longo de 2023, vai receber a iniciativa Odisseia Nacional, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II.

O concelho vai receber, no Centro Cultural do Cartaxo, na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita e nos Jardins de Infância da Rede Pública, três momentos do programa – a Oficina para Educadores de Infância que decorre nos dias 24 e 25 de maio e que é gratuita para os educadores, técnicos e auxiliares; a peça de teatro para a infância, Falas Estranhês? que vai estar nos jardins de infância de 30 de maio a 1 de junho; e a peça de teatro Os Idiotas, que sobe ao palco do Centro Cultural no dia 2 de junho.

A Odisseia Nacional é uma iniciativa que procura democratizar exponencialmente a oferta teatral, fomentando a criação artística local, com projetos intergeracionais e inclusivos, que refletem a diversidade do país. A iniciativa pretende, através do teatro, retratar dimensões fulcrais da atividade cultural, criando uma reflexão aprofundada sobre as diversas realidades e promovendo uma maior coesão territorial com lastro para os anos vindouros.

oficina-educadores

ODISSEIA NACIONAL – PROGRAMA

24 e 25 de maio

OFICINA PARA EDUCADORES DE INFÂNCIA

Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita

Formadoras – Catarina Requeijo, Manuela Pedroso.

Integrado no projeto Boca Aberta.

Participação gratuita mediante inscrição prévia.

No contexto do projeto Boca Aberta, a Oficina para Educadores de Infância (Módulo I), convida educadoras e educadores de infância e auxiliares de educação a desafiarem a sua criatividade e a enriquecerem o seu trabalho através das artes cénicas. Tendo por base o desenvolvimento de ferramentas de expressão dramática e estratégias de comunicação para o trabalho com crianças, explora-se ainda as potencialidades do livro como objeto contador e recorre-se à voz e ao corpo como veículos para contar histórias.

estranhes©Filipe Ferreira
estranhes©Filipe Ferreira

30 de maio a 1 de junho

FALAS ESTRANHÊS?

Jardins de Infância da Rede Pública do Concelho do Cartaxo

Encenação – Catarina Requeijo.

Com – Anna Leppänen, Gonçalo Egito, Sandra Pereira.

Produção Teatro Nacional D. Maria II em parceria com Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Espetáculo integrado no projeto Boca Aberta.

Três pessoas encontram-se. Não são do mesmo lugar, nem têm a mesma língua. Podia não ser fácil comunicar, mas há muitas maneiras de nos fazermos entender e de tornarmos o estranho familiar. Há sons, gestos e sentimentos universais capazes de desfazer todos os equívocos e de nos fazer rir com o que soa diferente. O importante é que haja alguém disposto a aprender Estranhês. E, claro, alguém que goste de amendoins…

M/3

 

OS IDIOTAS_ Terceira Pessoa - foto Tiago Moura
OS IDIOTAS_ Terceira Pessoa – foto Tiago Moura

2 junho – 21h30

OS IDIOTAS

Centro Cultural do Cartaxo

Texto – Miguel Castro Caldas.

Criação – Ana Gil, Miguel Castro Caldas, Nuno Leão, Óscar Silva/Terceira Pessoa.

Com – Ana Gil, Filipa Matta, Nuno Leão, Óscar Silva, Tiago Barbosa e Vera Kalantrupmann.

Ator convidado – Diogo Dória.

Um grupo de atores e atrizes junta-se para questionar o seu ofício e a sua existência enquanto agentes do acontecimento teatral. É a partir desse lugar que se ensaiam possibilidades do teatro, problematizando o contexto onde o trabalho de ator/atriz se confronta com o que neles se refaz e desfaz, nos limites dos seus corpos e da ficção que constroem e habitam. É este o tema recorrente em Os Idiotas: o trabalho dos atores e atrizes enquanto motor de experimentação dos binómios ficção/realidade e, consequentemente, performers/público.

Bilhete 12,50€

M/12

A formação e a peça de teatro para a infância integram o programa Frutos, desenvolvido em parceria com o Plano Nacional das Artes.

+ Informação

ccultural@cm-cartaxo.pt

243 701 600 (custo chamada rede fixa nacional)

Bilheteira

De quarta a sexta-feira, das 11h00 às 20h00, sábado das 14h00 às 20h00. Em dias de espetáculo, a bilheteira abre 1 hora antes do mesmo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO 

banner fna24