Festival Internacional de Cinema de Santarém termina este domingo com entrega de prémios aos filmes vencedores

0

O FICS – Festival Internacional de Cinema de Santarém termina, este domingo, 28 de maio, no Teatro Sá da Bandeira, com com a cerimónia de entrega dos prémios aos filmes vencedores desta 16.ª edição do FICS.

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a partir das 18h00, após o que será exibido o filme “Erupção Vulcânica dos Capelinhos, Ilha do Faial”. imagem filme vulcao capelinhos
Raquel Soeiro de Brito, primeira mulher doutorada em Geografia em Portugal, tinha 30 anos quando o vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, acordou e provocou um dos maiores eventos naturais da história contemporânea nacional. Integrada na equipa do geógrafo Orlando Ribeiro, que havia chegado à ilha uma semana depois do início da erupção, Raquel Soeiro de Brito assina este filme que guarda imagens da atividade vulcânica que se estendeu ao longo de mais de um ano. Feito com meios inéditos para a investigação científica, estes registos são, ainda hoje, essenciais para o estudo da vulcanologia e das alterações geográficas da ilha.

A exibição do filme terá acompanhamento musical ao vivo por Manuel de Brito e Sílvia Mendonça.  Esta sessão tem o apoio do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024.

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Fechar
Exit mobile version