O Festival ZêzereArts vai realizar-se de 13 a 31 de julho, em vários locais da região do Médio Tejo e conta com uma programação diversificada de concertos e masterclasses.
A edição deste ano apresenta uma série de músicos de “reconhecido mérito”, incluindo os maestros, Vasco Negreiros, Pedro Correia, João Paulo Fernandes e António Vassalo Lourenço, o violinista holandês Ilya Grubert e o compositor portugues Cândido Lima. Além disso, o festival conta com a participação de jovens talentos emergentes, que terão a oportunidade de se apresentar ao lado de músicos consagrados.
Os concertos serão realizados em locais históricos deslumbrantes, como as Capelas Imperfeitas, em Batalha, a Igreja Matriz de Santo Aleixo, Beco, Ferreira do Zêzere, o Teatro Municipal de Ourém, a Igreja de Nossa Senhora da Graça e o Convento de Cristo, em Tomar. Estes locais, ricos em história e cultura, proporcionam um cenário único e inspirador para os eventos do festival, permitindo aos visitantes desfrutar de uma experiência artística e cultural inesquecível.
Além de duas óperas e vários concertos, com entrada gratuita, o festival promove ainda cursos de verão e masterclasses para jovens músicos. As inscrições para esses cursos podem ser feitas online no site do festival.
“Estamos muito satisfeitos por apresentar mais uma edição do nosso festival de música“, afirma o diretor artístico do Zêzere Arts, Brian MacKay. “Este ano, temos uma programação emocionante de artistas e jovens talentos emergentes. Estamos ansiosos por compartilhar a beleza da música clássica com o público português e internacional“.
Para mais informações sobre a programação do festival, visite o site www.zezerearts.pt ou entre em contato através do e-mail zezerearts@gmail.com
Programação
13 de Julho
Sopros ao Ar Livre
Praça, Ferreira do Zêzere | Quinta-feira | 21.00H
Ligeti – 6 Bagatelles
Musicamerata -Quinteto de Sopros
15 de Julho
Ópera – “Dois em Um”
Debussy e Melisande – César Viana
Il Campanello di Notte – Donizetti
Cine Teatro Ivone Silva – Ferreira do Zêzere | Sábado | 21.00H
Elenco:
Debussy e Melisande
Natasa Sibalic – Mary
Marcelo Alexandre – Debussy
Miguel Maduro-Dias – Maeterlinck
Il Campanello di Notte
Valerie Vorvoort – Serafina
Luís Rodrigues – Don Annibale
João Merino – Enrico
Juliana Mauger – Madama Rosa
Orquestra – Musicamerata
Encenação – Claudio Hochman
Direção – Brian MacKay
17 de Julho
Sol – Oeil
Concerto Coral
Claustro Principal – Convento de Cristo, Tomar | Segunda-feira | 21.00H
Programa inspirado na estreia da obra Sol – Oeil
do compositor em residência, Cândido Lima
Záve – ZêzereArts Ensemble Vocal
Brian MacKay – Maestro
18 de Julho
Grande Compositores Romanticos nas Igrejas de Paris
Concerto Coral
Igreja de Nossa Senhora da Graça – Tomar | Terça-Feira | 19.00H
Coro do Festival ZêzereArts
Pedro Correia – Maestro
João Carlos Azevedo – Órgão
19 de Julho
Ultima Res
Concerto Coral
Igreja de Nossa Senhora da Graça – Tomar | Quarta-Feira | 19.00H
Coro de Câmara do Festival ZêzereArts
Vasco Negreiros – Maestro
21 de Julho
Quatro Estações Corais
Concerto Sinfônico Coral
Capelas Imperfeitas – Batalha | Sexta-feira | 19.00H
Coro Sinfônico do Festival ZêzereArts
Musicamerata
Brian MacKay – Maestro
22 de Julho
Recital
Alunos da Masterclass Ilya Grubert
Auditório da Biblioteca Municipal – Tomar | Sábado | 15.00H
Quatro Estações Corais
Concerto Sinfônico Coral
Claustro Principal, Convento de Cristo – Tomar | Sábado | 19.00H
Coro Sinfônico do Festival ZêzereArts
Musicamerata
Brian MacKay – Maestro
23 de Julho
Orquestra Sinfónica Jovem
Concerto Orquestral
Teatro Municipal – Ourém | Domingo | 15.00H
Orquestra Jovem do Festival Zêzere Arts
João Paulo Fernandes – Maestro
24 de Julho
Recital
Alunos da Masterclass Ilya Grubert
Cine Teatro Paraíso – Tomar | Segunda-feira | 15.00H
Ilya Grubert e Amigos
Recital
Igreja Matriz de Santo Aleixo – Beco, Ferreira do Zêzere | Segunda-feira | 21.00H
Chaconne – Bach
Duos – Bartok e outros
Ilya Grubert, Eliot Lawson, Luís Pacheco Cunha
27 de Julho
Recital
Cine Teatro Paraíso – Tomar | Quinta-Feira | 15.00H
Recital dos alunos das Masterclasses
Professores:
Eliot Lawson, Luís Pacheco Cunha, Matilde Loureiro, Joe Kwok – Violino
Jorge Alves – Viola
Catherine Strynkx – Violoncelo
Adriano Aguiar – Contrabaixo
28 de Julho
Experiências Musicais
Centro Cultural – Ferreira do Zêzere | Sexta-Feira | 19.00H
Cadernos de Invenção – Cândido Lima
Professores e Alunos do Festival ZêzereArts
29 de Julho
Tradição e Modernidade
Concerto Orquestral
Claustro Principal, Convento de Cristo – Tomar | Sábado | 21.00H
Abdelazer Suite – Purcell
Concerto Duplo – Manuel Enríquez
“Prayer” – Violoncelo e Cordas – Ernst Bloch
Passacaglia – memórias medievais do Zêzere (obra em estreira mundial) – Cândido Lima (compositor em residência 2023)
Nocturne de “Shylock” Op 57 – Fauré
Serenade Op 48 – Tchaikovsky
Orquestra do Festival Zêzere Arts
Brian MacKay – Maestro
30 de Julho
Tradição e Modernidade
Concerto Orquestral
Igreja Matriz de Areias – Ferreira do Zêzere | Domingo | 18.00H
Abdelazer Suite – Purcell
Concerto Duplo – Manuel Enríquez
“Prayer” – Violoncelo e Cordas – Ernst Bloch
Passacaglia – memórias medievais do Zêzere (obra em estreira mundial) – Cândido Lima (compositor em residência 2023)
Nocturne de “Shylock” Op 57 – Fauré
Serenade Op 48 – Tchaikovsky
Orquestra do Festival Zêzere Arts
Brian MacKay – Maestro
31 de Julho
Xerxes – Handel
Ópera
Convento de Cristo – Tomar | Segunda-feira | 21.00H
Atelier da Ópera de Aveiro
Orquestra Filamonica das Beiras
António Vassalo Lourenço – Maestro
ZêzereArts
O ZêzereArts é um festival de verão anual que decorre ao longo de 2 a 3 semanas nos fins Julho/inícios de Agosto, na região do Médio Tejo, em Portugal. Em 2020, o festival celebrou o seu 10.º aniversário, 10 anos durante os quais apresentou mais de 150 performances a públicos locais e internacionais, enquanto decorriam masterclasses e cursos para cantores solistas, coralistas e jovens talentosos instrumentistas de cordas. O conceito do festival combina ensaios e aulas com a oferta de performances de alta qualidade, num ambiente animado e positivo de um tradicional festival de Verão. Os estudantes beneficiam da oportunidade de preparem performances sob a orientação de músicos profissionais, professores altamente qualificados, maestros e equipa técnica. Os estudantes e os profissionais trabalham e apresentam-se em conjunto, um aspecto crucial deste conceito, atmosfera e sucesso do festival.
Ao longo dos anos, o ZêzereArts tem atraído estudantes, jovens cantores de ópera, coralistas e instrumentistas de cordas emergentes de toda a Europa e também de Hong Kong, Estados Unidos da América e América do Sul. Integrando-se a uma forte participação local, a colorida e a presença resultante é recebida com entusiasmo pela comunidade.
É a atmosfera ideal para estudantes e jovens profissionais desenvolverem as suas capacidades, adicionando aos seus curriculae uma valiosa experiência, para performers ou professores já estabelecidos reviverem e se actualizarem ou experimentarem algo novo e, ainda, para que amadores de qualidade possam ter uma experiência de alto nível. Uma residência intensiva de duas semanas engloba aulas individuais, ensaios de música de câmara, ensaios corais e orquestrais, assim como ensaios e encenação de produções operáticas anuais ou semestrais. Cada festival apresenta pelo menos uma performance por dia (às vezes duas) e é um dos principais contribuintes para a vida cultural da região do Médio Tejo.
As principais produções operáticas já realizadas incluem: Die Zauberflöte (Mozart), Cosí fan Tutte (Mozart), Don Giovanni (Mozart), Street Scene (Kurt Weill), Giulio Cesare (Handel), La Cenerentola (Rossini) e mais recentemente, Le Nozze di Figaro (Mozart). Muitas destas produções foram adaptadas a locais específicos: Die Zauberflöte num parque da cidade, Giulio Cesare no claustro do Convento de Cristo e Street Scene no mercado coberto de Ferreira do Zêzere. Muitas delas, mais notavelmente Street Scene, beneficiaram da participação de grupos de música locais. Oratória, dança, música de câmara e orquestral, todos estes géneros foram apresentados nos impressionantes espaços patrimoniais que a região tem para oferecer, como a antiga Vila de Dornes, o Mosteiro da Batalha, o Convento de Cristo ou o Castelo de Almourol.
Jovens instrumentistas de cordas, portugueses e internacionais, têm aproveitado esta oportunidade para estudar intensivamente com professores de grande prestígio internacional como Ilya Grubert, Ophélie Gaillard ou Jirí Hudec, e apresentar o seu repertório de concerto com a orquestra do festival, staff e estudantes a fazerem música em conjunto na tradição do Zêzere Arts. Cantores solistas emergentes têm oportunidades únicas de trabalhar papéis de ópera pela primeira vez, realizar partes a solo em concertos de oratório, recitais e têm levado ainda a sua música para perto das pessoas, cantando em restaurantes, espaços abertos e casa de repouso.
Sobre a MUSICAMERA
MUSICAMERA PRODUÇÕES é a concretização de um projecto empresarial de agenciamento, produção e representação na área da Música, com a sua primeira apresentação em Março de 2009 por iniciativa conjunta de três músicos sobejamente conhecidos na cena musical portuguesa: o violinista Luís Pacheco Cunha, o contrabaixista Adriano Aguiar e o contrabaixista e compositor Alejandro Erlich Oliva.
Desde então, MUSICAMERA PRODUÇÕES tem sido pioneira na afirmação de um sustentável conceito de gestão da música pelos músicos, com toda a mais-valia de dedicação e competência intrínseca que tal propósito garante.
Ao longo de um percurso realizado ombro a ombro com excelentes artistas e agrupamentos – parceiros e cúmplices dos nossos concertos, festivais e outros eventos – fiéis aos objectivos de fruição intelectual, amizade e verdade artística que nos reuniram, vimos logrando uma abertura a outros universos musicais e âmbitos artísticos. MUSICAMERA PRODUÇÕES tem actualmente em carteira – a par da Música de Câmara, seu habitat primigénio – produções orquestrais – ORQUESTRA MUSICAMERA -, corais, de teatro musical e ópera de câmara. Promove a encomenda de obras a importantes compositores portugueses e internacionais garantindo a sua estreia em concerto, edição discográfica e em música impressa. Fez algumas incursões nos mundos do Jazz, da Dança e do Teatro. Desenvolve actividades de formação, cursos, master-classes – que culminaram na sua parceria com o Festival ZEZEREARTS, dirigido pelo maestro Brian MacKay, actual sócio gerente da empresa.
No biénio de 2018-2019, MUSICAMERA PRODUÇÕES foi seleccionada para um Apoio Sustentado por parte da Direção-Geral das Artes, concretizando o projecto artístico Criar Sons – Viver a Música em Portugal, composto por projectos na área da edição, criação, programação e formação musicais. A atribuição deste Apoio foi renovada para o biénio de 2020-21, 2022 e agora para o quadriénio 2023-26, um desafio a que respondemos com o rigor, a exigência e a paixão de sempre.