Quarta-feira, Junho 12, 2024
InícioRegiãoAeroporto: Deputados PS de Santarém contra exclusão de opções antes de conclusões...
banner-complexo-aquático

Aeroporto: Deputados PS de Santarém contra exclusão de opções antes de conclusões da comissão

Os cinco deputados do PS eleitos por Santarém manifestaram-se hoje contra a tentativa de exclusão de opções para a localização do novo aeroporto antes das conclusões da Comissão Técnica Independente, conforme acordado entre Governo e PSD.
“Os deputados do PS, eleitos pelo círculo de Santarém, acompanham os trabalhos da comissão técnica independente com toda a atenção, aguardam as suas conclusões e entendem que o distrito de Santarém reúne condições para ser considerado como opção para a futura localização do novo aeroporto”, lê-se numa nota publicada nas redes sociais desta federação socialista.
Nesta nota, que é assinada pelos deputados Hugo Costa (presidente da Federação do PS/Santarém), Alexandra Leitão, Mara Lagriminha, Manuel Afonso e Francisco Dinis, deixa-se também o seguinte reparo: “Com total sentido de responsabilidade e de Estado, respeitamos o tempo de avaliação que cabe à comissão, conforme acordado entre o Governo e o maior partido da oposição”.
Em declarações à agência Lusa, o deputado e líder federativo do PS/Santarém, Hugo Costa, apontou que, neste momento, estão em avaliação “não uma mas duas soluções aeroportuárias localizadas no distrito de Santarém”.
“Além de Santarém, está entre as opções o Campo de Tiro de Alcochete, no concelho de Benavente, distrito de Santarém. Os deputados eleitos por este círculo eleitoral entendem que é altura da Comissão Técnica Independente tomar uma decisão”, afirmou.
Hoje, durante uma audição na Comissão de Economia e Obras Públicas, o ministro das Infraestruturas defendeu que a distância entre Santarém e Lisboa não é impeditiva da construção do aeroporto na capital ribatejana, mas reafirmou que é longe e considerou que estas declarações não condicionam a comissão técnica.
“O que eu disse é um facto: 80 km ou 70 km é longe de Lisboa e isso em nada condiciona o trabalho da Comissão Técnica Independente, que como sabe, não se pronuncia sobre distâncias, faz outro tipo de análise”, sustentou.
Em causa estão as declarações do governante durante a CNN Summit, na qual defendeu que um aeroporto em Santarém é “longe”.
“Não vejo em que é que as minhas declarações condicionam, prejudicam o trabalho da Comissão Técnica Independente, que tem, obviamente, um conjunto de equipas a trabalhar, que continuarão a trabalhar e que emitirão as suas opiniões e que tornarão público o seu relatório e ele será a base da decisão política”, justificou, quando questionado sobre o tema pelo deputado social-democrata Paulo Rios de Oliveira.
Para Galamba, “quando sair esse relatório, esse relatório não vai dizer que Santarém é perto de Lisboa”.
“Isso não significa que não possa haver um aeroporto em Santarém. Mas que é um aeroporto, que se vier a existir e se for em Santarém ou a 80 km de Lisboa é longe, é um facto”, defendeu.
A comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anunciou em 27 de abril nove opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo.
Às cinco opções avançadas pelo Governo – Portela+Montijo; Montijo+Portela; Alcochete; Portela +Santarém; Santarém – foram adicionadas as opções: Portela+Alcochete; Pegões; Portela+Pegões; e Rio Frio+Poceirão, totalizando sete localizações e nove opções estratégicas.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO 

banner fna24