InícioCultura & lazerTasquinhas do Alviela foram um sucesso
banner-carnaval-Santarem

Tasquinhas do Alviela foram um sucesso

A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira realizou a 14ª edição Tasquinhas do Alviela, no Jardim de S. Vicente do Paúl, nos dias 23, 24 e 25.

Com 14 participações de tasquinhas de petiscos e de doces e milhares de visitantes, a iniciativa da UF SVP/VF contou com o apoio da CMS.

Segundo Ricardo Costa, presidente desta União de Freguesias, “as associações veem nesta festa uma forma de realizarem dinheiro para todo o ano e mais espaço houvesse mais participavam. Trouxemos a Rosinha e muitos outros artistas, alguns da terra, para animar e tivemos muitos pratos típicos para todos os visitantes poderem provar. Não é fácil organizarmos algo desta dimensão, cada vez é mais difícil, mais documentação e pormenores, mais logística, mas está à vista de todos o resultado.”

Quanto ao tema deste ano, incidiu no “Olival e azeite”, produtos marcantes para estas freguesias e para a região.

Susana Veiga Branco, presidente da Assembleia, destaca que “estes eventos são fundamentais a vários níveis. Para além de juntarmos as nossas populações, ao recebermos visitantes de outras regiões e países, divulgamos as nossas tradições, produtos e tecido empresarial e associativo. Por exemplo, com o tema desta edição promovemos o olival antigo e novo e o azeite produzido, vendido nacionalmente e exportado, de empresas como a Agri-Mendes, a LandscapeFarm, a Mata Rural e a Quinta do Juncal. Mas ainda o vinho, os produtos hortícolas e tudo o que se interliga com o nosso potencial gastronómico e humano, porque não nos podemos esquecer que a apetência em residir nesta zona. É sempre nosso objetivo colaborar com as grandes empresas, com o pequeno produtor e com cada elemento da população a nível individual. Todos têm o seu lugar, sempre.”tasquinhas alviela

As Tasquinhas do Alviela continuam a inovar e para tal este ano tiveram o Concurso do Coscorão, o primeiro concurso deste género. Tiveram 17 receitas concorrentes de ambas as freguesias, de várias faixas etárias. O chef João Correia e o presidente da CMS fizeram parte do júri. Não faltaram idosos a concorrer e até crianças. O coscorão vencedor ficou assim o coscorão oficial de São Vicente do Paúl.

Susana Veiga Branco afirma que a União de Freguesias “pretende dar a conhecer as nossas memórias e traduzi-las para o presente, e para tal nada melhor que fazê-lo de uma forma doce e intergeracional. Acreditem que este coscorão e todas as receitas que concorreram são deliciosos. Quando juntamos receitas de avós que não sabem assinar com receitas de mãozinhas pequenas de escola, por exemplo, temos ainda o mundo dos afetos e nas nossas sociedades cada vez mais individualistas e distanciadas é fundamental irmos buscar esta vertente emocional. Ainda o impacto da sustentabilidade e da chamada de atenção para o desperdício alimentar, ou seja, esta receita é um exemplo didático, porque tem por base os produtos que se tinham dantes em casa e de produção própria ou dos vizinhos, como a farinha, o limão, o azeite, a aguardente e depois o açucar, só consumido em dias de festa e guardado em potes nas cantareiras. Nada se desperdiçava e tudo era transformado, com muita criatividade.”tasquinhas alviela

Ainda por essa intergeracionalidade ser fundamental para a UF SVP VF, cortaram a fita o Sr José, com 94 anos e os seus bisnetos, com 4 e 18 meses, estes com a ajuda dos pais e da avó. Quatro gerações, a provar, segundo a entidade organizadora, o reconhecimento por todas as idades que fazem o que esta terra e a nossa região são: as pessoas que fizeram o passado e as que são o presente e, portanto, todas juntas, o futuro.

Ricardo Costa deixa já o convite para 2024, para colocarem na agenda, pelo final do mês de junho, as Tasquinhas do Alviela

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

 Mantemos seus dados privados. Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler
pub
pub

Artigos recentes

pub
pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
pub
Viver-Santarem