O projeto “Didascálias — Ou como se constrói uma casa (título provisório)“, selecionado para o apoio à criação Fios do Meio, é um espetáculo de dança em desenvolvimento, que investiga sobre o significado de “casa” e de “lar”. Durante a residência artística no mês de julho, no Cine-teatro São Pedro, em Alcanena (1—10 julho), e no Centro Cultural do Cartaxo (11—22 julho), a equipa foi ao encontro de diferentes pessoas das duas localidades para conversas à volta das suas vivências e memórias de “casa”. No dia 21 de julho, às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo, a equipa abre as portas para uma apresentação informal dos materiais desenvolvidos.
SOBRE O PROJETO
A partir das didascálias de textos clássicos do teatro, este trabalho busca revisitar os espaços domésticos presentes nos textos e o imaginário de casa que carregam. Duas performers jogam com as palavras e com o tempo e assim constroem outros espaços, figuras, relações. O desenrolar deste jogo de construir e desconstruir deixa a pergunta em suspenso: o que se pode imaginar a partir dessas palavras que foram escritas para não ser ditas?
O trabalho surge do encontro entre Leonor Mendes (PT), Giovanna Monteiro (BR), Vicente Antunes Ramos (BR) e tem a colaboração artística de Isis Andretta (BR).