Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Oferta

Receba o ebook Leituras Inextinguíveis Vol.II

InícioEmpresasNERSANT aumentou rendimentos em 40% em 2022
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

NERSANT aumentou rendimentos em 40% em 2022

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém aprovou em Assembleia Geral anual o Relatório e Contas referentes ao ano de 2022. Durante a reunião, o presidente da Direção, Domingos Chambel, fez um balanço abrangente das atividades da associação não só do último ano, mas também de todo o seu mandato, revelando resultados extremamente positivos. Em 2022, os rendimentos da associação aumentaram cerca de 40%.
Na reunião da Assembleia Geral Anual, o presidente da Direção da NERSANT iniciou sua intervenção com um balanço exaustivo do seu mandato, revelando um trabalho “longo e árduo” realizado de agosto de 2020 a junho de 2023.

Durante sua apresentação, o presidente da NERSANT detalhou as atividades e ações desenvolvidas pela associação ao longo deste período, abrangendo áreas tão diversas como inovação, internacionalização, empreendedorismo, formação, entre outras. A descrição detalhada surpreendeu tanto a mesa da Assembleia Geral quanto os associados presentes devido à magnitude do trabalho realizado.
Após este enquadramento – importante para o alcance dos resultados de 2022 – Domingos Chambel centrou-se na apresentação do Relatório e Contas referente ao ano de 2022, tendo destacado o crescimento significativo alcançado pela NERSANT.

Rendimentos da associação ascenderam a 2,46 milhões de euros

De acordo com Domingos Chambel, apesar de 2022 ter sido um ano “de grandes dificuldades para a generalidade dos setores económicos, devido à pandemia latente e ao início da guerra na Europa entre Rússia e Ucrânia”, “os rendimentos da NERSANT ascenderam a 2,46 milhões de euros, um crescimento de 40,23% em relação a 2021”, resultados estes que “evidenciam o empenho e dedicação de toda a equipa e o apoio incondicional aos associados” e que “refletem o compromisso contínuo da associação em fomentar o desenvolvimento empresarial na região de Santarém, promovendo a competitividade das empresas”.assembleia geral nersant 2023
O líder associativo elencou as “iniciativas que contribuíram para a concretização da estratégia delineada e resultados obtidos”, e que em muito contribuíram a “implementação de iniciativas e projetos que visaram impulsionar o setor empresarial na área de internacionalização – com grandes iniciativas de captação de investimentos externo e promoção das exportações da região – , na promoção do empreendedorismo e criação de empresas e na formação e qualificação dos recursos humanos, num total de 13 projetos de apoio às empresas que tiveram início de execução em 2022”.

Reforço dos serviços a empresas

Para além disso, o presidente da Direção justificou os resultados alcançados com “um conjunto de fatores diferenciadores”, como “o reforço da prestação de serviços a empresas e entidades” e “as medidas estratégicas de contenção e corte de pagamentos injustificados”.
Na área da internacionalização, o presidente da Direção da NERSANT destacou algumas das atividades levadas a cabo ao longo do ano de 2022, entre elas a realização de estudos de identificação de produtos da região com maior potencial de entrada nos mercados prioritários definidos (Camarões, Croácia, Paraguai, Qatar e Sérvia), o levantamento de informação “Business Intelligence” para realização de fichas de mercado para cada produto / mercado identificado, o levantamento das barreiras de acesso a estes mercados e dos principais procedimentos e ferramentas para facilitar o acesso aos mesmos e a realização de um roadshow para promoção e apresentação das potencialidades da região na Croácia.
A realização do NERSANT Business 2022 em formato virtual, foi também uma das atividades da associação destacadas pelo Presidente da Direção, que proporcionou a realização de 1600 reuniões de negócios entre as 80 empresas nacionais inscritas e os 172 importadores de 62 países estrangeiros participantes.

Apoio ao empreendedorismo

No âmbito do empreendedorismo, Domingos Chambel referiu que em 2022, a NERSANT continuou “a desenvolver um trabalho em prol dos empreendedores e novas empresas” através da Startup Santarém e da Startup Ourém, “membros da rede nacional de incubadoras acreditadas para a prestação de serviços nos âmbitos dos programas Startup Visa e Startup Voucher, com um apoio diferenciado a 22 novos projetos”.
Paralelamente à Startup Santarém e Startup Ourém, Domingos Chambel enfatizou o trabalho de apoio ao empreendedorismo com a criação da Startup Alcanena e com “negociações com os Municípios de Benavente, Cartaxo e Ferreira do Zêzere com o mesmo propósito”.
Ainda neste âmbito, a associação realizou diversas atividades de promoção do empreendedorismo e criação de empresas, como oficinas de criatividade, bootcamps, seminários, concursos de ideias, mostra regional de empreendedorismo e inovação, estudos de tendências, casos de estudo de negócios inovadores e ebooks, programa de aceleração e sessões de fomento de empreendedorismo em escolas de toda a região.
Em 2022, avançou ainda, a NERSANT recebeu 341 empreendedores, sendo que das ideias de negócio dos mesmos e do processo de acompanhamento disponibilizado pela associação, resultaram a elaboração de 77 planos de negócios e a criação de 67 novas atividades empresariais na região. A NERSANT continuou a apoiar os empreendedores no âmbito do PAECPE e sagrou-se entidade de acompanhamento do Empreende XXI, para apoio às candidaturas da região a este programa.

Formação para empresários e trabalhadores

Quanto à área da formação, Domingos Chambel referiu, no âmbito da formação não financiada, que a NERSANT realizou em 2022, 62 ações de Formação à Medida (657 horas de formação e 609 formandos envolvidos) e 10 ações da Formação Pedagógica Inicial de Formadores, com a participação de 144 formandos.assembleia geral nersant 2023

Ao nível da formação financiada, “foi dada continuidade aos dois projetos de formação-ação: o MOVE PME (45 empresas) e o Melhor Turismo 2020 (7 empresas)”.

Na formação financiada para ativos, foram realizadas 110 ações de Formação Modular Certificada, num total de 3950 horas, em que participaram 1923 formandos.
Com o objetivo de incrementar a formação profissional dos ativos na área digital, em 2022, a NERSANT continuou e concluiu a execução da Medida Emprego + Digital, tendo realizado 13 ações de formação, num total de 635 horas e 11.253 horas de volume de formação, em que participaram 250 formandos.
No que diz respeito ao reforço da prestação de serviços a empresas e entidades, Domingos Chambel referiu que esta é “uma área de intervenção relativamente recente e que se centra quer na realização de planos de negócio para acesso a financiamento, quer na elaboração e acompanhamento de candidaturas a sistemas de incentivos, nomeadamente ao SI2E, Programa +COESO Emprego e PAPN – Programa de Apoio à Produção Nacional”, com a NERSANT a acompanhar em 2022 os diversos projetos com candidaturas aprovadas.

Contenção de despesas e cortes de pagamentos injustificados

No âmbito da implementação de medidas estratégicas de contenção e corte de pagamentos de dezenas de milhares de euros injustificados, a associação levou a cabo “o encerramento de processos estagnados e protocolos que oneravam custos à associação sem qualquer contrapartida contribuindo para o seu desgaste financeiro, (com destaque para os pagamentos à TERRA BRANCA – Jornal O MIRANTE, ao PARQUE ALMOUROL e UAERLVT)”.

A pequena abertura da economia que levou a movimentar mais projetos e prestação de serviços; o lançamento do meio de comunicação online Jornal NERSANT e o aumento da tiragem da revista Ribatejo Invest; o arranque das negociações com o Município de Torres Novas para o desenvolvimento e implementação da Academia Tecnológica de Torres Novas; e o levantamento exaustivo da formação profissional da região para implementação de um plano estratégico de formação foram ainda outras das ações levadas a cabo pela NERSANT que permitiram à associação chegar aos resultados positivos apresentados, às que se juntaram “a adesão de 49 novas empresas à estrutura associativa da NERSANT”, a realização de “452 visitas a empresas”, o envolvimento de “15.428 empresas nas atividades dinamizadas pela associação” e a realização de diversas atividades online, como seminários e mostras digitais, que contaram com a participação de milhares de participantes.

Relatório e contas aprovados por unanimidade

Após o resumo da atividade da NERSANT ao longo do ano de 2022, e respeitando a ordem de trabalhos da convocatória da Assembleia Geral, o Relatório e Contas referente ao ano de 2022 foi aprovado por unanimidade. No exercício de 2022, a aplicação de resultados aprovado por unanimidade para fundo associativo, após explicação e proposta de aprovação do Conselho Fiscal.assembleia geral nersant 2023

Os restantes pontos da ordem de trabalhos foram igualmente aprovados por unanimidade (ratificação da contratação de dois empréstimos bancários e de dois empréstimos junto de Domingos Chambel).
No final da reunião, o associado António Manuel Pedroso Leal propôs à mesa da Assembleia, pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2022, um voto de louvor à Direção da NERSANT e seus colaboradores pela forma como foi conduzida a associação, o que foi de igual modo aprovado por unanimidade.

Domingos Chambel finalizou a sua intervenção com um agradecimento: “O ano de 2022 foi um ano extraordinário tanto do ponto de vista dos resultados, os quais já atingiram valores positivos pré-pandemia com todo o trabalho desenvolvido. Para os presentes resultados alcançados, um agradecimento aos antecessores e atuais corpos sociais e colaboradores, associados, parceiros, patrocinadores, Comunidades Intermunicipais do Médio Tejo, Lezíria e Autarquias. A sua forte capacidade empreendedora, empenho e sacrifício tem permitido ao longo dos anos a dinamização da Associação e a realização de iniciativas concretas no sentido de promover a região, suas empresas, produtos e processos, contribuindo assim para a sua competitividade e afirmando a NERSANT como uma das mais dinâmicas associações a nível nacional”. O presidente da Direção da NERSANT deixou ainda “um agradecimento muito especial a toda a comunicação social que procura no trabalho desta Instituição, valores de construção para uma região mais rica, próspera e mais justa socialmente”.

banner-jornadas-gastronomia-Coruche

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem