O artista Bordalo II fez uma intervenção anti-touradas na Praça de Touros de Vila Franca de Xira, com o título “Destradição”. Desta vez, o artista acrescentou à figura do touro na entrada da praça um toureiro a ser espetado com bandarilhas pelo touro, numa inversão dos papéis tradicionalmente desempenhados numa tourada.
A foto da intervenção foi publicada nas redes sociais com o título “Praça de Tortura de Touros, Vila Franca de Xira”.
Ver esta publicação no Instagram
A acompanhar a fotografia, o artista partilha também um texto do Jovem Conservador de Direita: “O touro, como é pouco inteligente, não percebe o lado divertido do seu sofrimento. Demos-lhe esta oportunidade de brilhar num palco e de nos entreter e ele não valoriza. O que importa é que nós, que somos seus superiores no reino das espécies, percebemos. Mas há aqueles que não gostam de touradas que nos querem roubar esse prazer de nos divertirmos com a tortura pública de um animal. Têm bom remédio: não vejam. Eu também não gosto que haja fome em África e é por isso que me recuso a ver aquelas imagens de crianças a sofrer. Se eu não as vir é como se não existissem e vivo bem melhor com a minha consciência. Se os defensores dos animais não gostam das touradas, simplesmente ignorem que elas existem.”
Esta é já pelo menos a terceira intervenção anti-touradas de Bordalo II, após ter manchado com tinta vermelha a sinalética do Campo Pequeno em Lisboa e de ter pintado a palavra não em frente da praça de touros de Lisboa.