Quinta-feira, Junho 20, 2024
InícioRegiãoExercício “Aldeia Segura” em Santiago de Montalegre
banner-complexo-aquático

Exercício “Aldeia Segura” em Santiago de Montalegre

O Município de Sardoal vai levar a efeito na próxima segunda-feira, 4 de setembro, por volta das 17 horas, um exercício de evacuação e confinamento nas aldeias de Montalegre, Lameiras, Lomba e Casal dos Pombos, freguesia de Santiago de Montalegre.

O exercício realiza-se ao abrigo do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, e pretende simular e testar o processo de evacuação e confinamento da população das aldeias, em caso de incêndio rural, devendo os habitantes deslocar-se para o ponto de encontro e abrigo coletivo previamente definido, que se localiza no edifício da Junta de Freguesia.

Será simulado um incêndio rural, que irá evoluir com muita intensidade, e irá afetar as localidades de Montalegre, Lameiras, Lomba e Casal dos Pombos, e contará com a intervenção da Proteção Civil, Bombeiros Municipais, GNR, Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre, população, entre outras entidades.

Recorde-se que “Aldeia Segura” é um Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal, destinado a estabelecer medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio.

“Pessoas Seguras” visa promover ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.

Um Exercício de confinamento é um exercício de movimentação da população para os locais de abrigo e de refúgio – ações destinadas a executar os procedimentos de deslocação da população do aglomerado para o local de abrigo (em espaço fechado) ou de refúgio (em espaço aberto) durante a passagem de um incêndio rural, nos casos em que tal seja a opção mais viável ou a única possível.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO