Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioCultura & lazerDia grande em Glória do Ribatejo (c/foto galeria)
banner-complexo-aquático

Dia grande em Glória do Ribatejo (c/foto galeria)

A população de Glória do Ribatejo acorreu em força para assistir à inauguração do seu Núcleo Escolar, neste domingo, 10 de setembro.

Nas palavras do Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Ésménio, houve que unir os dois edifícios das antigas escolas, criando um só núcleo, onde a modernidade e a funcionalidade são evidentes.

“Um bom momento com particular satisfação. Não foi fácil: a Covid levou a que disparassem os preços, mais a inflação e a Guerra na Ucrânia. No fim, pagámos mais 360 mil euros, ou seja, 20% do orçamento inicial, num custo total da obra a orçar os 2 milhões e 277 mil €”, rematou o autarca de Salvaterra de Magos.

A Glória do Ribatejo possui as valências ideais para que os seus jovens possam singrar, além do bem-estar para a restante população: educação, desporto, área social, condições para educadores e professores, eis as valências existentes a servirem a comunidade.

Modernas instalações acessíveis a pessoas com incapacidade, biblioteca com recursos informáticos, um Jardim de Infância a primor.

inauguracao nucleo escolar gloria ribatejo 2023 1
Hélder Esménio, presidente da Câmara de Salvaterra de Magos. Foto: CMSM

“Que a comunidade educativa e gloriana sintam alegria pela presente obra”, foram palavras últimas do Eng.º Hélder Esménio. O presidente da Junta, João Benavente, lembrou a doação dos terrenos por parte da Raret, enquanto o presidente da Assembleia Municipal, Francisco Madelino, classificou o edifício como “obra para a memória e para o futuro”.

lançamento do estudo "Glória - Falar, Cantar e Contar" - volume 1 da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo
Lançamento do estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar” – volume 1, da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo. Foto: CMSM

A terminar o evento, dividido em duas partes: a primeira, ouvindo as elogiosas palavras de Ludgero Mendes, referindo o texto e o trabalho que ali está plasmado; a segunda, na alocução proferida por Rita Cachulo Pote, diretora da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, em que consubstanciou o apurado trabalho de investigação, na senda de outras anteriores abordagens.

lançamento livro Glória, Falar, Cantar e Contar
Lançamento do livro Glória, Falar, Cantar e Contar, com os autores. Foto: CMSM

O lançamento de “Glória, Falar, Cantar e Contar”, Vol. 1, em parceria com Joaquim Cachulo, é um aturado processo sistemático, ordenado e divulgador aturado da “tradição oral, em que o falar assume um papel muito importante” na Glória do Ribatejo.

capa livro gloria ribatejo
Capa do livro Glória. Falar, Cantar e Contar

Património inesgotável, pronto a ser trabalhado por quem “sabe da poda”, que nunca se cansem: a Rita Cachulo Pote, o Joaquim Cachulo e o António Pote. Venha o Volume 2!…

Arnaldo Vasques

Antropólogo/Temas Contemporâneos

Relacionado: 

Escola centenária é agora auditório municipal de Salvaterra de Magos (fotos e vídeos)

Hélder Esménio: Devolvemos a Escola o Século à população (vídeo)

10 ª Edição das Jornadas de Cultura de 8 a 17 de setembro no concelho de Salvaterra de Magos

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024