Quarta-feira, Outubro 4, 2023
InícioCultura & lazerEscola centenária é agora auditório municipal de Salvaterra de Magos (fotos e...
banner-epvt

Escola centenária é agora auditório municipal de Salvaterra de Magos (fotos e vídeos)

banner-complexo-aquático

Foi em ambiente de festa que a Câmara de Salvaterra de Magos inaugurou no sábado, 9 de setembro, as obras de requalificação da Escola O Século, agora transformada em auditório municipal da vila de Salvaterra de Magos.

Uma festa dedicada aos mais jovens, que incluiu um espetáculo com o “Palhaço Sorriso” e um apontamento musical pelo Rock Tonight Trio, com Laura Macedo, Marcelo Silva e João Pedro Casinhas.

A iniciativa foi integrada na 10.ª edição das Jornadas de Cultura do Concelho de Salvaterra de Magos, e incluiu o lançamento e apresentação do livro infantojuvenil “O Rapaz Falcão de Salvaterra de Magos”, da autoria de Catarina Fonseca, com ilustrações de Helena Simas.

O novo auditório de Salvaterra de Magos resulta da adaptação da antiga escola primária “O Século”, construída após o terramoto de 1909 que provocou grande destruição nas vilas de Salvaterra de Magos e Benavente. A escola foi construída com as verbas angariadas na subscrição pública lançada pelo jornal “O Século” e foi inaugurada em 1913. O projeto foi concebido pelo arquiteto Ventura Terra, autor de obras emblemáticas como a recuperação do Palácio de São Bento para acolher a Assembleia da República, dos liceus Pedro Nunes e Camões, da maternidade Alfredo da Costa e o teatro Politeama, entre outros.

Ali funcionou a escola primária da vila durante 70 anos. Em 1985 passou a acolher a primeira biblioteca municipal de Salvaterra de Magos, com o apoio da Fundação Gulbenkian. Em 2005, com a construção da nova biblioteca municipal, o edifício ficou devoluto, razão que levou a Câmara Municipal a investir cerca de 900 mil euros, com apoio dos fundos comunitários, para aqui instalar o auditório municipal. A obra incluiu ainda a regeneração urbana do jardim e da Praça da República onde o edifício se insere.

“Pretende-se que o auditório tenha uma utilização multifuncional, como espaço de encontro e convívio, espaço de cultura, e que possa ser usado pelos agentes socioeconómicos locais, pelo movimento associativo e pelos grupos e agentes culturais”, afirma ao Mais Ribatejo o presidente da Câmara, Hélder Esménio.

Pode ler também:

Hélder Esménio: Devolvemos a Escola o Século à população (vídeo)

10 ª Edição das Jornadas de Cultura de 8 a 17 de setembro no concelho de Salvaterra de Magos

Dia grande em Glória do Ribatejo (c/foto galeria)

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

João Baptista
João Baptistahttps://maisribatejo.pt
Jornalista desde 1985, foi chefe de redação do jornal regional O Ribatejo, extinto em 2018. Fundador e diretor do Mais Ribatejo.
Também pode ler

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos recentes

banner-união-freguesias-cidade-santarem

Comentários recentes

cartaz-aviso-vespa-velutina-almeirim
pubspot_img
Fechar