O Governo português entregou esta terça-feira a Medalha de Mérito Cultural a Caetano Veloso. “Artista consagrado no Brasil e no mundo, Caetano foi um dos músicos brasileiros que ajudou a minha geração a ouvir o português em canção. Perceber que a palavra cantada não tinha de ser só em inglês”, declarou António Costa na distinção do artista brasileiro. António Costa afirmou que a voz de Caetano Veloso “é universal”, numa cerimónia na residência oficial de São Bento, em Lisboa.
A cerimónia de entrega da Medalha de Mérito Cultural a Caetano Veloso, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, aconteceu esta terça-feira em São Bento.
“Combinando géneros musicais, sotaques e palavras que cruzam o Atlântico, Caetano Veloso mostra-nos a graça e a riqueza da nossa língua comum. A sua obra, das mais extraordinárias e inventivas do nosso tempo, é um motivo de orgulho para todos aqueles que falam português”, afirmou o Primeiro-ministro.
“Na língua como na música, Caetano esteve sempre ciente do património e da tradição em que se insere, mostrando que isso não era incompatível com o oposto ou uma incessante inovação e renovação”, disse Costa.