Filme ‘Viver Mal”, de João Canijo, exibido no dia 20 de Setembro no Teatro Sá da Bandeira
Esta semana de programação do in.Santarém começa com a exibição do filme ‘Viver Mal’, de João Canijo, no dia 20 de setembro, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira.
Se em “Mal Viver” os protagonistas eram os donos do hotel, neste “Viver Mal”, a história revolve em torno dos clientes que ali se encontram. A acção desenrola-se durante um fim-de-semana, quando chegam ao hotel três núcleos familiares, cada um com uma série de problemas por resolver. Jaime, fotógrafo, regressa ao lugar onde passou férias com os pais para tentar salvar o relacionamento com Camila; Judite, uma mãe controladora, quer passar algum tempo com Júlia, a filha, que traz consigo a namorada; e Alex chega ali com Graça, com quem acabou de se casar, e com Elisa, a sogra, com quem mantém um caso amoroso.
Exibido na secção Encounters do Festival de Cinema de Berlim, um drama sobre relações tóxicas realizado por João Canijo que faz parte de um díptico que se complementa com “Mal Viver”. Com produção de Pedro Borges e com Leonor Teles (realizadora de “Balada de um Batráquio”, curta premiada em Berlim, em 2016) na direcção de fotografia, conta com as actuações de Nuno Lopes, Filipa Areosa, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos, Carolina Amaral, Rafael Morais, Lia Carvalho e Leonor Silveira. As filmagens aconteceram em 2021, durante a pandemia, no Hotel Parque do Rio, em Ofir (Esposende, distrito de Braga). As duas histórias vão ser encaixadas numa série de televisão de quatro episódios que será “uma espécie de união dos dois filmes, mas com coisas novas que foram filmadas de propósito para a série”, diz o realizador sobre o projecto.
Arranjo Floral – Workshop Performance

Na quinta-feira, dia 21 de setembro, às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira recebe a performance-workshop ‘Arranjo Floral’.
Para esta performance-workshop, convida-se toda a população e visitantes a trazer flores para concretizar um arranjo floral. A ação participativa será guiada pelo coreógrafo, bailarino e designer floral Filipe Pereira enquanto partilha com o público técnicas de design floral e também a sua experiência de vida.
O coreógrafo e bailarino Filipe Pereira apresenta Arranjo Floral, uma conferência-performance sobre um artista nascido em Fátima, entre procissões gigantescas, arranjos de flores e lojas de recordações religiosas. Um percurso que nos leva através de uma biografia que vai da fé ao ateísmo, da virgindade ao despertar sexual, da arte das flores à arte da dança e vice-versa.
Acompanhado por flores, coreografias e histórias, o coreógrafo propõe uma reflexão sobre quanto do nosso passado está em tudo o que fazemos, quanto do nosso destino está escrito e quanto está nas nossas mãos.
Tributo Trovante
Na sexta-feira, dia 22 de setembro, às 21h30, o Largo do Seminário é palco do concerto Tributo Trovante.
A mulher que cozinhou o marido na Póvoa de Santarém
No âmbito do Projeto Itiner’Arte, o Sport Clube Povoense “Os Leões”, Póvoa de Santarém / Teatro recebe, na sexta-feira dia 22 de setembro, pelas 21h30, a peça de teatro A MULHER QUE COZINHOU O MARIDO, uma adaptação do texto de Debbie Isitt, Centro Dramático Bernardo Santareno.
Trata-se de uma comédia de enganos, quase drama, com muito humor negro, que retrata um jogo muito particular das relações amorosas, algo absurdas, sobre a (im)probabilidade de uma reconciliação a três.
Música coral Ensemble Vocal São Tomás de Aquino

Também na sexta-feira, às 21h30, o Convento de Santa Maria de Almoster, recebe o espetáculo de música coral Ensemble Vocal São Tomás de Aquino, O Sagrado Materno: os universos musicais da devoção mariana.
No sábado, dia 23 de setembro, a animação começa logo pela manhã
Às 10h30, ator Paulo Patrício leva às ruas do Centro Histórico, a sua personagem “Raquel Maria”, que promete deixar tudo em ‘pratos limpos’ e ‘cada coisa no seu devido lugar’.

A semanal aula de Yoga, volta ao jardim Portas do Sol, às 11h00. Uma iniciativa em parceria com a AMA – Associação Movimento Aberto e FPY – Federação Portuguesa de Yoga
Arte urbana, Bigod
Também no sábado, pelas 18h30, no âmbito do Projeto Itiner’Arte, é inaugurada a Pintura de Mural no Arneiro das Milhariças, um projeto com a comunidade desenvolvido pelo artista BIGOD (João Domingos).
Ópera para Todos & Brinde ao Equinócio

Pelas 21h30, o Convento de São Francisco é palco do espetáculo Ópera para Todos & Brinde ao Equinócio.
“Ópera para Todos” é um projeto promovido pela Fundação INATEL em parceria com a Academia de Música Banda de Ourém que pretende divulgar e desmistificar uma série de conceitos associados à Ópera, apresentando algumas das mais famosas áreas e coros de ópera, ou ainda algumas músicas líricas emblemáticas, em ambiente de festa.
Limitado à lotação admissível com controle de entrada
Dançar com… Liberdade em Tremês
No âmbito do Projeto Vilas, o Gimnodesportivo da ETPR – Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, Tremês, recebe, às 21h30, o espetáculo de dança contemporânea ‘Dançar com…Liberdade’, pela Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS e elementos da comunidade.
A mulher que cozinhou o marido em Alcanhões
Também no sábado, pelas 21h30, no âmbito do Projeto Itiner’Arte, a APA- Associação Popular de Alcanhões é palco da peça de teatro ‘A Mulher que cozinhou o marido’.
150 anos de nascimento de Sergei Rachmaninov na Gançaria

Também às 21h30, a Associação Recreativa e Cultural Gançaria recebe Ensemble Musicamerata, Taíssa Poliakova Cunha, Natasa Sibalic, Catherine Strynckx, Luís Pacheco Cunha ‘Celebrando Rachmaninov – 150 anos de Nascimento de Sergei Rachmaninov’.