O programa Aceleradoras do Comércio Digital teve apresentação pública no dia 14 em Beja, com a presença dos promotores do projeto em Santarém.
A apresentação do programa contou com a presença presidente da Associação Comercial de Beja, João Rosa, do secretário de Estrado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, entre outras entidades.
A apresentação global do projeto esteve a cargo do Presidente da ACES – Associação de Comerciantes e Empresários de Santarém, David Dias, sendo que esta Associação irá gerir uma das seis aceleradoras aprovadas para o “Alentejo”, centrada em Santarém.
As aceleradoras são grupos de proximidade, locais ou regionais que vão avaliar a maturidade digital das empresas; propor planos de transição digital; acompanhar os operadores económicos do comércio e prestar serviços de proximidade, como a criação ou reforço da presença digital e a adaptação do modelo de negócio e constituem uma importante complementaridade para o projeto Bairros Digitais, no âmbito do qual, foi aprovada candidatura apresentada pelo Municipio de Santarém.
No final da sessão decorreu uma mesa-redonda, dedicada ao tema Digitalização das Empresas, com a participação de Ricardo Banha, coordenador da Transição Digital EMRP, Ana Vieira, secretária-geral da CCP, Pedro Magalhães da CCIP – diretor de Comércio Internacional, Vasco Nuno Cortes, CEO da Ootaka Financial, Jorge Patrício Sales, diretor B2B da Altice, e João Margalha, diretor do Departamento de Apoio ao Investimento do Município de Beja.
Santarém tem candidatura de 1 milhão de euros aos “Bairros Comerciais Digitais” aprovada