O selecionador nacional sub-19, José Lima, foi o orador convidado do VIII Encontro do Futebol Distrital, realizado no sábado, na Casa do Campino em Santarém.
O Encontro debateu uma série de temas relevantes da atualidade do futebol distrital, e contou com a presença de dirigentes dos clubes do distrito,
O Encontro marcou o arranque da temporada desportiva 2023-2024, e pretendeu promover o diálogo com os clubes filiados e parceiros.
Durante o Encontro foram apresentados dados gerais relativos à época desportiva 2022-2023 e as perspetivas para a nova época 2023-2024. Seguiu-se uma conferência sobre o tema “Percurso e vivências do futebol de formação”, apresentada pelo Selecionador Nacional José Lima.
Nesta palestra, José Lima, de 56 anos, traçou o seu percurso de vida, primeiro como jogador de futebol, depois como treinador e finalmente como selecionador nacional. Começou a jogar à bola na rua em Mira-Sintra, onde nasceu. Ingressou no clube local em 1978, onde praticou futebol nos iniciados até 1981, ano em que integrou a equipa do Sporting Clube de Portugal. Jogou no Sporting até 1992, ano em que passou pelo Vitória SC. Fez depois quatro épocas pelo Atlético e terminou a carreira no Alverca, onde jogou duas épocas até 1999.
No ano 2000 iniciou a carreira de treinador, no Alverca. “Jogávamos no campo pelado e mais tarde passámos para um campo sintético, mas era em Castanheira do Ribatejo”, afirma. Em 2011/02 foi campeão da 1.ª nacional de juniores pelo Alverca. “Foi um feito para o clube, e marcou-me muito no meu percurso”, disse José Lima. Em 205/06 foi treinador-adjunto no Belenenses.
Já em 2006 passou a ser treinador dos juniores no Sporting clube de Portugal, onde trabalhou até 2015, tendo sido campeão nacional de juniores em 2007/08 e 2008/09. Referiu a evolução dos modelos de trabalho, com adopção do treino integrado, modelo de jogo transversal, trabalho de ginásio, desenvolvimento técnico/tático individual (com psicólogo) e coletivo.
Referiu a “importância das ações de formação extrafutebol, como por exemplo as visitas à Casa do Gaiato, aos Comandos ou a uma prisão, onde os jovens jogadores puderam conhecer de perto outras experiências que certamente terão marcado as suas vidas e não apenas para o futebol”.
Em 2019 entrou na Seleção de Portugal como treinador-adjunto dos sub-15, passando depois a integrar o quadro de selecionadores nacionais, tendo treinado as seleções de sub-16, sub-17, sub-18 e atualmente treina a seleção sub-19. Na semana passada, liderou a seleção sub-19 na conquista do Nations Cup, disputado na Eslovénia.
Pode ler também:
VIII Encontro do Futebol Distrital debateu os grandes temas da modalidade na região
“Temos árbitros que já não querem apitar jogos de futebol de 7 porque são insultados pelos pais”
Infraestruturas são travão ao crescimento do futebol feminino no distrito de Santarém