Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioAmbienteAQUANENA analisa episódio de peixes mortos no rio Alviela
banner-complexo-aquático

AQUANENA analisa episódio de peixes mortos no rio Alviela

A AQUANENA interveio na avaliação e análise de um episódio de peixes mortos no rio Alviela, na zona da Ponte da Azenha, no lugar de Filhós, na freguesia de Bugalhos, que ocorreu no passado dia 17 de setembro.

Tendo recebido uma notificação por parte do executivo da Junta de Freguesia de Bugalhos e do Município de Alcanena, a equipa de fiscalização da Aquanena deslocou-se ao local e recolheu diversas amostras e efetuou medições de campo. “As amostragens e monitorizações ocorreram, na zona da Ponte da Azenha, mas também a montante (à saída da ETAR de Alcanena e cerca de 1 Km a jusante da mesma, no Ribeiro do Carvalho) e a jusante deste local (zona do Moseiro, em Louriceira e zona da Secalina, em Vaqueiros, ambos no rio Alviela)”, refere a empresa municipal.

Segundo a Aquanena, as amostras foram posteriormente analisadas em laboratório e verificou-se que, apenas na zona da Ponte da Azenha, se registava um abaixamento dos níveis de oxigénio para valores inferiores ao que seria recomendável para a biodiversidade.

A empresa municipal salienta que a zona da Ponte da Azenha se trata de uma área de rio com água represada, o que, com as primeiras chuvas intensas, pode propiciar o levantamento dos sólidos depositados no fundo e o abaixamento dos níveis de oxigénio.

Segundo a Aquanena, neste período, não se verificou qualquer funcionamento anormal da ETAR de Alcanena, tendo sido mantidos os níveis paramétricos normais à saída do efluente. Também não foi realizada qualquer descarga de efluente não tratado, tendo o elevado caudal sido totalmente acomodado nos tanques existentes na ETAR.

No local, a AQUANENA tomou conhecimento da intervenção da GNR-SEPNA no registo da ocorrência e também da Junta de Freguesia de Bugalhos, e assegura estaralviela disponível para colaborar com as entidades na avaliação deste triste episódio.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024